PUBLICIDADE
Topo

Mulheres são detidas após desobedecerem isolamento na orla de Niterói

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

06/04/2020 21h53

Duas mulheres foram detidas na manhã de hoje em Niterói, região metropolitana do Rio, por desacato e desobediência ao poder público, após infringirem uma determinação da prefeitura que proíbe a circulação de pessoas na orla de Icaraí, na zona sul da cidade. Niterói é o segundo município com o maior número de infectados por coronavírus no estado (92).

Segundo a operação Niterói Presente (policiamento feito principalmente por PMs de folga), as mulheres foram alertadas e, mesmo assim, se recusaram a deixar o local, o que ocasionou uma confusão entre as moradoras e os agentes.

Um decreto da Prefeitura do dia 18 de março proíbe a circulação de pessoas na orla da cidade - uma das medidas para conter a pandemia de covid-19.

Um vídeo que circula na internet mostra a confusão entre as duas mulheres e os agentes de segurança. Nas imagens, gravadas do alto de um prédio, é possível ver as mulheres sendo abordadas e colocadas à força dentro de uma viatura.

De acordo com a Prefeitura de Niterói, os agentes "agiram dentro da lei e fizeram a contenção conforme prevê o protocolo".

"As duas mulheres desobedeceram a determinação de não permanecer na área interditada. O decreto municipal estabelece medidas sanitárias preventivas e restritivas de saúde pública que estão sendo implantadas na cidade para conter o avanço da Covid-19. Segundo os agentes que patrulhavam o local, uma equipe se aproximou das mulheres informando que o calçadão estava interditado e solicitando que as duas deixassem o local. As mulheres se recusaram a ir embora, xingaram os policiais e receberam voz de prisão. As duas se negaram a entrar na viatura, tentaram fugir, foram contidas e conduzidas até a delegacia", diz o comunicado.

As duas foram autuadas por "resistência, desacato, desobediência e infração de medida sanitária". O caso foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Casos no estado

A secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro registrou até hoje 1.461 casos de infecção por coronavírus no estado. Ao todo, 71 pessoas morreram. Há ainda 75 óbitos em investigação.

A maior parte dos casos está concentrada na capital - 1.110. A cidade de Niterói, na região metropolitana registra 92 casos e duas morte.

Hoje foi o primeiro dia útil de restrições nos acessos a Niterói. No sábado, foram montados bloqueios e pontos de checagem para táxis de outras cidades e ônibus intermunicipais. O objetivo é tentar barrar o crescimento dos números de casos de covid-19 na cidade. Anteriormente, a Prefeitura já havia proibido a circulação em praças e praias da cidade.

Coronavírus