Topo

Leonardo Sakamoto: Cloroquina não cura menosprezo de Bolsonaro pela pandemia

Do UOL, em São Paulo

08/07/2020 12h32

"Apesar da cloroquina não ter eficácia comprovada para o tratamento de Covid-19, Jair Bolsonaro aproveita que testou positivo para fazer propaganda do medicamento, tentando mostrar que já melhorou por conta do 'elixir milagroso'. Ao ofertar um remédio mágico e barato como solução, o presidente da República quer enfraquecer a quarentena e pressionar para que o país volte à normalidade", afirma Leonardo Sakamoto em sua coluna em vídeo desta quarta-feira (8).

Os números da pandemia mostram que a maior parte dos pacientes por Covid-19 se recupera por conta própria. "Ofertando cloroquina para os brasileiros, como se fosse bala de menta, o presidente busca levar o crédito pelo que faz naturalmente o sistema imunológico", analisa o colunista.

O jornalista cita ainda o presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo, que publicou no Twitter a seguinte frase: "a cloroquina ganha seu maior garoto propaganda. Ninguém menos que o presidente Jair Bolsonaro".

Diante deste cenário, Sakamoto conclui criticando uma fala de Bolsonaro sobre a pandemia no dia 2 de junho: "Daí, se você não tomou e morreu, culpa de quem não te deu o remédio. Se tomou e morreu, culpa de quem te deu tardiamente. Se tomou cedo e morreu mesmo assim, desculpe, 'todo mundo morre um dia, é o destino de todos, talkey?'".