Topo

Kennedy Alencar: Os 4 erros de Trump e os 4 acertos de Biden

Do UOL, em São Paulo

10/07/2020 15h36

"O presidente Donald Trump cometeu quatro erros ao longo de 2020, ano em que tenta a reeleição. Joe Biden, que será o candidato do Partido Democrata em 3 de novembro, fez quatro movimentos acertados durante o mesmo período", avalia Kennedy Alencar em sua coluna de estreia no canal do UOL no YouTube.

Para o jornalista, "Trump falhou na resposta à pandemia. Subestimou o coronavírus, demorou a reagir e entrou em choque com os cientistas. Resultado: pesquisa recente do instituto Ipsos em parceria com a rede de TV ABC revela que 67% dos entrevistados desaprovam sua conduta na crise sanitária".

Kennedy também entende que o presidente "demonizou" os manifestantes que foram às ruas em maio e junho contra a violência policial e o racismo estrutural. Em sua avaliação, o governo "pressionou pela reabertura da economia de forma prematura, o que provocou o recrudescimento da pandemia". O quarto erro de Trump, para Kennedy, é a intenção de reabrir as escolas até o outono, o que "pode agravar a tragédia em curso no país", de acordo com o colunista.

Já Biden "jogou certo nas primárias democratas, colocando-se como o mais moderado dos candidatos. Uniu o partido. Teve ainda o apoio fundamental do eleitorado negro", analisa o jornalista. "Com uma campanha discreta, Biden deixa a eleição americana ser uma espécie de referendo sobre a conduta de Trump na pandemia. Esses dois movimentos o impulsionaram nas pesquisas eleitorais", completa.

Nas duas últimas semanas, Biden partiu para o ataque com entrevistas mais duras a fim de marcar diferenças com Trump. "Foi mais uma atitude acertada", avalia Kennedy. O quarto movimento correto do democrata, segundo o colunista, tem sido atrair votos de republicanos moderados. "Hoje, Biden é o favorito para vencer a eleição no voto popular e no Colégio Eleitoral", conclui.