Topo

Homem morre após ser agredido durante discussão em condomínio de Sorocaba

Mariana Maginador

Colaboração para o UOL, em Sorocaba (SP)

26/01/2021 21h54

Um homem foi preso por homicídio depois de agredir a pedradas e pauladas Leonardo Proença Almeida, de 29 anos, em Sorocaba (SP). O crime aconteceu na noite de domingo (24). A vítima morreu em decorrência das agressões na manhã seguinte.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, Leonardo procurou um casal, pais de um menino de 10 anos, porque o irmão dele, de 5 anos, teria sido agredido pela criança. Os dois moram no mesmo condomínio, e essa não teria sido a primeira vez que as crianças se desentenderam.

De acordo com o pai de Leonardo, Milton Gomes Almeida, também vítima das agressões, o filho já tinha registrado um BO no dia 23 por ter recebido ameaças do casal, e já tinha tentado uma conversa com os dois para tentar evitar a briga entre os meninos.

Um áudio gravado pelo próprio Milton registrou o momento em que Leonardo foi até a porta do apartamento do casal.

"Você que está falando isso do meu irmão isso, está ofendendo uma criança, rapaz. Não tem noção, não?", questiona Leonardo.

"Quem não tem noção é você, ué", responde o homem.

"Você está ofendendo", afirma novamente Leonardo.

"Você está ofendendo o moleque aqui", rebate novamente o homem.

Em meio a uma acalorada discussão, Leonardo pede que o pai deixe o homem, "que ele é um bosta". "Bosta é você", rebate o vizinho.

"Você que teve a reação de atacar, porque eu não quero brigar. A minha intenção foi para vim (sic) para conversar", diz Leonardo.

"Eu não quero brigar com você, seu bosta", emenda o homem.

Leonardo chama então o pai para ir embora, mas o homem afirma: "Você nem homem é".

Começa então a confusão. A gravação de Leonardo e do pai registra os golpes sofridos por ele.

"Sai daqui. Sai, sai, sai daqui. Você vem aqui na minha porta me bater? Sai daqui, vai embora", diz a mulher. Ao final, é possível ouvir Milton — que leva o celular no bolso — rolando pela escada.

Milton conta que o casal seguiu os dois até o saguão do prédio mesmo depois que ele e Leonardo tinham resolvido ir embora.

"Quando eu estava descendo, eu e ele, esse casal veio atrás da gente e ele me deu uma voadora, me jogou de costas no chão. Eu rolei escadaria abaixo. Meu filho tentou conter ele; no que meu filho segurou ele, recebeu de quatro a cinco pauladas na cabeça, dadas por essa senhora; Não foi só ele que matou meu filho, foram os dois. Os dois têm que estar presos", desabafa Milton.

A delegada Luciane Bachir, titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Sorocaba, afirma que, depois da briga, o casal foi levado à delegacia. O homem confessou as agressões que levaram à morte de Leonardo. Ele vai responder por homicídio qualificado por motivo fútil. Já a mulher vai responder por lesão corporal.

"Identificou-se que ela participou de uma agressão inicial. E que, nesse momento, houve agressão dos dois lados. Inclusive da vítima e do pai da vítima. Mas ela não participou na agressão que resultou na morte. Ela já não estava mais nesse momento e por isso só ele responde por homicídio", ressalta a delegada.

Leonardo Proença Almeida, de 29 anos, foi conversar com o casal, pais de um menino de 10 anos que teria agredido seu irmão, de 5 Imagem: Reprodução

O pai de Leonardo discorda da decisão. "Queremos justiça e que a mulher também seja presa. Ela foi quem começou as agressões contra o meu filho a pauladas, agredindo ele na cabeça. Ela foi direto na cabeça com a intenção de matar ele mesmo. É uma vida que foi, é um filho", lamenta Milton.

Ainda segundo a Polícia Civil, a mulher responderá ao crime em liberdade. "Várias testemunhas foram ouvidas, todos os envolvidos, inclusive os dois suspeitos, o pai da vítima fatal, que também foi vítima e outras testemunhas diretas dos fatos. Agora aguardamos a finalização dos laudos periciais para encerrar o inquérito", concluiu a delegada Luciane Bachir.

Leonardo Proença Almeida chegou a ser socorrido e encaminhado ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo dele foi enterrado hoje em Pilar do Sul (SP), cidade a 50 km de Sorocaba.

Leonardo era metalúrgico e DJ. Ele era conhecido como Léo Proença.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa do casal.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Homem morre após ser agredido durante discussão em condomínio de Sorocaba - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano