Topo

Policial é preso em blitz do Detran após discussão por ter carro guinchado

Nathalia Zôrzo

Colaboração para o UOL, em Brasília

12/03/2021 15h52

Um policial federal de 51 anos acabou preso após ameaçar agentes do Detran que faziam uma blitz da lei seca em Sobradinho, no Distrito Federal.

O caso ocorreu por volta das 22h30 de segunda-feira (8), depois que o motorista foi parado e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Diante da informação de que o carro dele seria guinchado, ele ficou irritado e começou a bater boca com os agentes de trânsito.

Um vídeo mostra o momento em que o policial, que não teve o nome divulgado, começa a reclamar que o carro dele poderia ser danificado e questiona o nome dos fiscais de forma grosseira. Em seguida, o homem pergunta por que os agentes estão olhando para ele e se eles iriam agredi-lo.

Foi quando um dos fiscais informou que, se ele o xingasse, seria preso, e ordenou que o motorista "baixasse a bola". O homem, que estava armado, negou ter xingado ou ameaçado os fiscais, mas mesmo assim foi preso.

A Polícia Militar, que dava apoio à blitz, levou o condutor à delegacia e lá ele foi autuado por desacato. O UOL não localizou a defesa do acusado.

O Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Lúcio Lahm defendeu a postura dos servidores. "O condutor apresentava sintomas de ingestão de bebida alcoólica, por isso foi chamado para fazer o teste do bafômetro, mas ele se recusou. Diante da atuação dos agentes, ele começou a se exaltar e, por isso, com apoio da PM, foi conduzido à delegacia. A atuação foi irretocável para manter a ordem e evitar um maior confronto", afirmou.

O Detran disse ainda, em nota, que a ocorrência foi durante a operação Toque de Recolher, que tem o objetivo de fiscalizar o cumprimento de medidas restritivas para conter a pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal. De acordo com o órgão, o suspeito foi autuado por se recusar a fazer o teste do bafômetro e o carro dele foi levado ao depósito do Detran porque não estava licenciado.