Topo

"Reação de Pacheco à nota das Forças Armadas foi atrasada, mas firme", avalia Humberto Costa

13/07/2021 18h30

Em entrevista ao UOL News, o senador Humberto Costa (PT-PE) avaliou como atrasada a reação do presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), à nota das Forças Armadas contra o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM).

"A expectativa de todos era que ele tivesse sido firme no dia em que a nota saiu. Mas ao estilo dele, que é conciliador por natureza, ele deu sua posição", disse. "Se analisar o conteúdo da nota, ele foi firme, mas não pode mais perder a oportunidade de agir no momento certo. Às vezes isso é mais importante até do que a forma que se reage".

Costa defendeu que Aziz, em nenhum momento, atacou as Forças Armadas como instituição, nem generalizou a avaliação que fez sobre o comportamento de alguns militares. No entanto, o parlamentar disse que membros das Forças Armadas que assumem "a responsabilidade civil no governo" devem responder como civis. "Não pode haver tratamento diferenciado".

Por isso, o senador petista é favorável que o ministro da Defesa, general Braga Netto, deponha à comissão de inquérito. "Em primeiro lugar, ele era coordenador de grupo de trabalho interministerial para o enfrentamento à Covid. Desenvolveu essa função desde o início da pandemia, até agora bem recentemente", afirmou.

Segundo Costa, a condição de Chefe da Casa Civil, função exercida por Braga Netto até o início deste ano, fazia com ele recebesse as orientações e decisões encaminhadas ao Ministério da Saúde sobre vários aspectos, inclusive em relação a aquisição de insumos para combate à pandemia.

"Se julgarmos pelo discurso do ministro Pazuello e do próprio secretário-executivo Elcio Franco, essas pessoas não tinham autonomia nenhuma para tomar suas decisões, de modo que com toda certeza a maior parte das decisões emanavam do próprio Palácio do Planalto", disse o senador.

"Creio que é importante que ele esclareça a participação dele nesse processo e por que de uma decisão tão desproporcional a um fato que foi essa nota [encaminhada a Omar Aziz] e o seu teor."