"Reação de Pacheco à nota das Forças Armadas foi atrasada, mas firme", avalia Humberto Costa
Em entrevista ao UOL News, o senador Humberto Costa (PT-PE) avaliou como atrasada a reação do presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), à nota das Forças Armadas contra o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM).
"A expectativa de todos era que ele tivesse sido firme no dia em que a nota saiu. Mas ao estilo dele, que é conciliador por natureza, ele deu sua posição", disse. "Se analisar o conteúdo da nota, ele foi firme, mas não pode mais perder a oportunidade de agir no momento certo. Às vezes isso é mais importante até do que a forma que se reage".
Costa defendeu que Aziz, em nenhum momento, atacou as Forças Armadas como instituição, nem generalizou a avaliação que fez sobre o comportamento de alguns militares. No entanto, o parlamentar disse que membros das Forças Armadas que assumem "a responsabilidade civil no governo" devem responder como civis. "Não pode haver tratamento diferenciado".
Por isso, o senador petista é favorável que o ministro da Defesa, general Braga Netto, deponha à comissão de inquérito. "Em primeiro lugar, ele era coordenador de grupo de trabalho interministerial para o enfrentamento à Covid. Desenvolveu essa função desde o início da pandemia, até agora bem recentemente", afirmou.
Segundo Costa, a condição de Chefe da Casa Civil, função exercida por Braga Netto até o início deste ano, fazia com ele recebesse as orientações e decisões encaminhadas ao Ministério da Saúde sobre vários aspectos, inclusive em relação a aquisição de insumos para combate à pandemia.
"Se julgarmos pelo discurso do ministro Pazuello e do próprio secretário-executivo Elcio Franco, essas pessoas não tinham autonomia nenhuma para tomar suas decisões, de modo que com toda certeza a maior parte das decisões emanavam do próprio Palácio do Planalto", disse o senador.
"Creio que é importante que ele esclareça a participação dele nesse processo e por que de uma decisão tão desproporcional a um fato que foi essa nota [encaminhada a Omar Aziz] e o seu teor."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.