PUBLICIDADE
Topo

Vídeos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Guedes está 'resignado' e Ramos perde força em xadrez ministerial, diz Carla

Colaboração para o UOL

21/07/2021 19h09

Em participação no UOL News, a colunista Carla Araújo avaliou a recriação do Ministério do Trabalho no governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

O presidente da República disse hoje que vai anunciar mudanças em ministérios e ao menos uma decisão já está tomada: a superpasta de Paulo Guedes, ministro da Economia, será esvaziada.

Carla destacou que Guedes sempre relutou em mexer na pasta, porém, agora, está "resignado" e vive um momento de "vão-se os anéis e ficam-se os dedos". O favorito para assumir a nova pasta do Trabalho é o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni.

"[Para Guedes], é melhor recriar um Ministério do Trabalho, do que, por exemplo, outras recriações que já foram cogitadas lá atrás pelo centrão, como o Ministério do Planejamento e o Ministério da Indústria e do Comércio", disse a colunista.

Em outro movimento do xadrez político, Carla comentou que a ida do ministro Luiz Eduardo Ramos, que hoje ocupa a Casa Civil, para a Secretaria-Geral da Presidência mostra que ele perde força entre os titulares de pasta do Executivo.

"Ramos conseguiu manter um cargo no Planalto porque gosta de dizer e repetir que é amigo do presidente, mas a Secretaria-Geral é como um zelador do Planalto, não é um cargo iminentemente político, com grande visibilidade. Ramos também perde força nesse momento."

A reforma ministerial abre espaço para o Progressistas (PP) no Palácio do Planalto. O senador Ciro Nogueira, presidente da sigla, confirmou hoje em reunião virtual com lideranças de Piauí que aceitou o convite de Bolsonaro para assumir a Casa Civil.

"Também já começam outras apurações e especulações se não será o partido destino do presidente [para 2022]", disse a colunista.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Vídeos