Topo

'Mergulhador tinha missão de acoplar quilos de cocaína em navios de carga' | Podcast UOL Prime #25

Do UOL, em São Paulo

04/07/2024 04h00

O podcast UOL Prime, apresentado por José Roberto de Toledo, conversa nesta quinta (4) com o repórter Luís Adorno, que detalha a história do mergulhador Lucas Donati. Ele foi condenado por prestar serviços a traficantes internacionais de uma forma curiosa.

Você pode ouvir acima a íntegra do episódio, baseado na reportagem "A caçada internacional ao brasileiro que virou mergulhador do tráfico", publicada em UOL Prime — seção com notícias exclusivas e o melhor do jornalismo do UOL.

O texto foi publicada com um vídeo produzido via inteligência artificial.

Segundo investigação da Polícia Federal, Donati recebia a missão de acoplar quilos de cocaína na caixa de mar de navios de carga, que fica debaixo das embarcações.

Ele viajava até o país de destino do mesmo navio, realizava um novo mergulho, retirava a droga e entregava a outros traficantes no exterior.

Ele foi denunciado por praticar tráfico internacional, tendo uma vida completamente incompatível com a renda que recebia a partir em seu trabalho oficial, de mergulhador de uma empresa privada.

Donati mantinha carro e motos subaquáticas de luxo, muito dinheiro vivo e fazia viagens internacionais frequentemente.

A polícia só descobriu o envolvimento do mergulhador nos crimes porque ele tentou inovar utilizando rastreadores da Apple para localizar a droga que acoplava nos navios.

"A gente nunca tinha ouvido falar em algo semelhante. Já tinha registros nos navios de Santos de drogas colocadas nos cascos. Agora, a droga vai debaixo dos navios", diz o repórter no podcast.

Donati passou a ser investigado após deixar rastros — e cocaína boiando no mar — próximos a um navio que seria usado para tráfico internacional na Turquia.

A PF identificou que os rastreadores estavam vinculados ao número de celular que ele havia usado na Turquia.

Após prisão e condenação de Donati, a polícia continuou investigando.

"Teve uma nova operação que identificou pessoas que faziam o mesmo trabalho que ele fazia, prestando os mesmos serviços que ele prestava ao crime organizado e sendo do mesmo estado que ele é [Espírito Santo]."

O podcast UOL Prime é publicado às quintas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Mergulhador tinha missão de acoplar quilos de cocaína em navios de carga' | Podcast UOL Prime #25 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Vídeos