Topo

Podcast

UOL Prime

Podcasts com o melhor do jornalismo do UOL


Como ONGs usam rede de empresas para escoar milhões em recursos públicos | Podcast UOL Prime #30

Ruben Berta

Do UOL, no Rio

08/08/2024 05h30

O podcast UOL Prime, apresentado por José Roberto de Toledo, traz nesta quinta uma entrevista com o jornalista Ruben Berta sobre um esquema milionário envolvendo ONGs contempladas com recursos de emendas parlamentares.

O repórter conta detalhes inéditos sobre os bastidores de seis meses de investigação.

Você pode ouvir acima a íntegra do episódio, baseado na série de reportagens "A Farra das ONGs", publicada no UOL Prime — seção com notícias exclusivas e o melhor do jornalismo do UOL.

O jornalista analisou quase 700 contratações realizadas por um grupo de sete entidades que recebeu quase meio bilhão de reais entre 2021 e 2023.

Os recursos vieram de principalmente de emendas de parlamentares do Rio para a realização de projetos de esporte, qualificação profissional e castração de animais.

Por lei, as ONGs não podem ter fins lucrativos, mas repassam boa parte do que recebem a empresas que não têm essa proibição.

A apuração detectou que muitas das empresas contratadas foram criadas do dia para a noite e receberam milhões de reais sem que seus donos tivessem qualquer experiência prévia nos serviços oferecidos.

Entre os casos mais marcantes, está o de um peixeiro, que abriu duas empresas que receberam, em poucos meses, R$ 5 milhões de ONGs, oferecendo serviços de treinamento, eventos e monitoramento.

Ao longo da apuração, o repórter descobriu que o "peixeiro-empresário" morava no mesmo endereço da enteada do presidente de uma das ONGs investigadas.

Essa enteada, por sua vez, também foi sócia de uma empresa que recebeu mais de R$ 10 milhões dessas ONGs.

Para chegar a esses casos, Ruben Berta analisou centenas de notas fiscais, contratos e relatórios de prestação de contas envolvendo essas entidades e empresas.

Quem abastece essa rede são parlamentares do Rio, de esquerda, direita e centro, que dizem não ser responsáveis pelo controle financeiro das entidades.

Ministério do Esporte e Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), responsáveis pelo acompanhamento da execução dos projetos, aprovam as contas, sem uma análise profunda dos contratos.

As ONGs afirmam que atuam dentro da legalidade. O Ministério do Esporte diz que não escolhe as ONGs e defende a fiscalização realizada.

A Unirio designou uma comissão para apurar os casos levantados pelo UOL e também defende as parcerias dentro da legalidade.

Uma representação do Ministério Público Junto ao TCU pedindo apuração dos dados levantados na reportagem também está em análise na Corte.

O podcast UOL Prime é publicado às quintas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como ONGs usam rede de empresas para escoar milhões em recursos públicos | Podcast UOL Prime #30 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Prime