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Coloque seu aplicativo no mercado

Richard Branson

16/08/2013 00h01

Faz apenas seis anos desde que a Apple lançou seu primeiro iPhone, mas nesse espaço de tempo, o aparelho e seus aplicativos transformaram a forma como interagimos com o mundo e uns com os outros. Essas mudanças ainda estão em curso: o setor de aplicativos está crescendo em um ritmo fenomenal, com mais de 50 bilhões de aplicativos baixados da App Store da Apple até maio de 2013, em uma taxa de mais de 2 bilhões de aplicativos por mês; um número semelhante é instalado em telefones Android via Google Play. A Apple pagou aos desenvolvedores US$ 10 bilhões desde o lançamento do iPhone.

Eu geralmente não incluo muitas estatísticas nesta coluna –ele não trata de dinheiro, mas de como você pode abrir seu próprio negócio com uma grande ideia e uma atitude melhor. Mas o que quero dizer é que em seu âmago, o setor de aplicativos não difere de qualquer outro tipo de empreendimento: os empreendedores estão criando aplicativos devido à frustração com a falta de serviço.

Um jovem empreendedor que ganhou as manchetes com a venda de seu aplicativo neste ano foi Nick D'Aloisio, um estudante colegial britânico de 17 anos que criou o agregador de notícias Summly. Quando ele estava se preparando para suas provas, ele considerou a repetição de informação irritante, de modo que criou o Trimit, uma versão inicial de seu serviço, que foi baixado mais de 200 mil vezes. Em março, o Yahoo comprou a invenção dele por um preço estimado de dezenas de milhões de dólares.

O que considero notável na história de Nick é que ele começou a desenvolver seu aplicativo em casa, provavelmente em seu quarto. Um estudo recente da Freelancer.com apontou que, no Reino Unido, "houve um aumento de 34% nas empresas que nasceram no tempo ocioso nos últimos 12 meses, e todas elas revelaram que isso aconteceu porque abrir uma empresa hoje é mais fácil, dizendo que os custos são menores por poderem começar online". Ele também apontou que dentre os entrevistados que abriram seus negócios em seu tempo ocioso, 56% montaram seu escritório no próprio quarto. Pode ter certeza que muitos desses empreendedores estão criando aplicativos –você não precisa de uma loja física ou escritório, apenas talento e a disposição de trabalhar arduamente.

Se você tem uma ideia para um aplicativo excelente, aqui estão algumas dicas para ajudar você a passar sua ideia da mesa da cozinha para o mercado.

1. Esteja pronto para fracassar –e tentar de novo

Quando você estiver desenvolvendo sua ideia, seja honesto consigo mesmo sobre se seu aplicativo, produto ou serviço vai realmente fornecer valor aos seus clientes. Peça críticas construtivas a usuários potenciais. Se você não estiver fornecendo algo que torne a vida das pessoas mais fácil, é hora de recomeçar.

2. Mantenha simples

Lembre-se de que seu aplicativo deve fazer algumas poucas coisas bem, em vez de muitas coisas de modo ruim. A simplicidade gerará boca a boca.

Tenha cuidado com quaisquer funções adicionais que você acrescentar –elas devem agregar valor à função principal.

3. Empodere seus clientes por meio do design

Steve Jobs disse: "Design não é apenas a aparência e a sensação. Design é como funciona". Assim que você decidir o que seu aplicativo faz bem, concentre-se no que seus usuários pretendem realizar e facilite o trabalho para eles em cada etapa. Nunca peça a eles que parem e deduzam como seu aplicativo funciona.

4. Teste, teste, teste

Se o seu aplicativo é fraco ou cheio de falhas, as pessoas o apagarão no momento em que encontrarem um problema e não o baixarão de novo. No mundo conectado de hoje, qualquer produto mal desenvolvido ou serviço ruim recebe críticas negativas, o que pode colocar um fim a qualquer nova empresa.

5. Planeje para ser notado

Atualmente há mais de 900 mil aplicativos disponíveis apenas na App Store, de modo que novos aplicativos precisam se esforçar ainda mais para serem notados. Para colocar seu aplicativo no radar das pessoas, pense em quem são seus clientes potenciais e como prefeririam tomar conhecimento dele. Independente de procurarem por avaliação excelente ou se decidirem com base em propagandas de TV, planeje como isso chegará até eles e então faça barulho.

6. O trabalho de um empreendedor nunca termina

Independente de qual seja o setor em que você atue, nunca considere o design de seu produto ou serviço "concluído". Torne o trabalho de melhorá-lo parte de seu dia a dia.

7. Para seguir em frente, ouça

A capacidade de ouvir os clientes é a habilidade mais importante que um empreendedor pode ter. Não conte apenas com indicadores –encontre formas de se conectar com as pessoas que usam seu aplicativo e aprenda o que pensam a respeito dele e como o utilizam.

Lembre-se, sua ideia não precisa ser o próximo Instagram ou Angry Birds –um de nossos ex-funcionários, Lance Stewart, partiu alguns anos atrás para lançar seu próprio negócio de aplicativos, e transformou sua empresa Wavana de uma desenvolvedora de produtos para viagem, como o Tube Exits (que ajuda você a planejar seus passeios pelo subterrâneo de Londres), em uma que está tentando sacudir a forma como as pessoas planejam e organizam conferências, chamada Showcase. Ele criou esse negócio porque estava frustrado por perder coisas bacanas em grandes feiras! (Saiba mais a respeito de seus negócios em https://showca.se.)

A maioria das grandes ideias de negócios está debaixo do nosso nariz, apenas aguardando para ser descoberta; você pode estar desenvolvendo a certa sob seu próprio teto.