Topo

Vá em frente, largue seu emprego

14/11/2013 00h01

Pergunta: Eu sou muito bem sucedido no meu emprego regular e também tenho uma pequena empresa. Com mais tempo, esforço e investimento, eu acho que minha empresa poderia ser um sucesso imenso, mas isso exigiria que eu deixasse meu emprego. Quando você sabe que é o momento certo de dar esse salto de fé empresarial?

-Nhuri Bashir

Resposta: Quase todo mundo tem algum espírito empresarial e, com ele, o potencial de dirigir sua própria empresa. Mas a vida de empreendedor não é para qualquer um. Muitas pessoas preferem colocar seus talentos a serviço da empresa de outra pessoa, inovando como intraempreendedor. Para outros, trabalhar para alguém nunca é uma opção, de modo que lançam seus próprios empreendimentos desde cedo.

Nhuri é uma dessas pessoas que têm que escolher entre o intraempreendedorismo e o empreendedorismo: sem saber mais, eu posso apontar que você claramente tem grande confiança em sua empresa, de modo que cedo ou tarde você terá que se dedicar a ela em tempo integral. Caso contrário, você passará o resto de sua vida se perguntando como teria sido.

É verdade que os empreendedores precisam dar um salto de fé em algum momento. Apesar de poder parecer intimidante, a chave é assegurar que você tenha um paraquedas.

O primeiro passo para o dia em que você deixará seu emprego é planejar o lançamento de sua empresa (ou, no caso de Nhuri, sua expansão), pensando meticulosamente em tudo, da localização que deseja para seu escritório até como deseja que seu produto se pareça nas prateleiras das lojas. Você precisa resolver o máximo possível de problemas em seu plano com antecedência -mas mantendo o olho no relógio. Se você demorar demais, as circunstâncias podem mudar, alterando os mercados de forma que você pode perder sua abertura.

Para assegurar que as linhas gerais de seu plano funcionem bem e os detalhes sejam resolvidos, você precisa se conectar com alguns mentores fortes. Dispor de uma caixa de ressonância para suas ideias será valioso e ajudará a tornar mais suave a transição de empresário de meio expediente para empreendedor em tempo integral.

A situação de Nhuri me recorda do dia em que Brett Godfrey, um membro da equipe financeira da Virgin Express, nossa operação europeia de viagens de curta distância, me abordou com a ideia de lançamento de uma companhia aérea Virgin na Austrália. Brett apresentou seu plano, eu apresentei meus pensamentos e juntos desenvolvemos os detalhes no verso de uma base para copo de cerveja. Logo nós estávamos a caminho de criar a próxima empresa Virgin, com Brett no comando como presidente-executivo da Virgin Blue, a Virgin como uma de suas investidoras e eu como seu cofundador e mentor.

Apesar da Blue contar com apenas dois aviões quando começamos a operar em 2000, Brett fez com que a companhia aérea (agora conhecida como Virgin Australia) crescesse em um negócio próspero. Brett e eu somos amigos -nós dois somos coproprietários da Makepeace Island, na Sunshine Coast da Austrália- e sua carreira empresarial tem apenas crescido.

Seus mentores também serão as pessoas às quais você recorrerá em busca de conselhos e ajuda quando as coisas não saírem de acordo com o plano. E pode ter certeza que as coisas não sairão de acordo com o plano, apesar disso ser apenas metade da diversão. Tomar decisões pode ser mais difícil quando a decisão errada pode fazer a diferença entre poder pagar suas contas (e seus funcionários) ou não. Com um forte apoio de uma rede de pessoas com experiência e know-how, você terá uma maior probabilidade de tomar as melhores decisões.

Antes que sua empresa se transforme em sua única fonte de renda, você precisa assegurar que está protegido dos riscos. Você pode precisar assegurar a ajuda financeira dos investidores ou talvez sua empresa precise de parceiros com força para lhe dar o melhor começo possível.

Independe do tipo de empresa que você espere lançar, você deve pensar nas consequências caso demore para a empresa decolar ou mesmo fracasse, e faça o que for possível para minimizar essa possibilidade. Se você puder elaborar um plano de contingência, isso ajudará você a seguir em frente com confiança.

Enquanto você planeja, desenvolve sua rede e encontra financiamento, lembre-se que a janela de oportunidade está se fechando -em algum momento, você simplesmente terá que ir em frente. Então tudo o que restará é você largar seu emprego e se transformar em seu próprio chefe.

Coragem: após tanto planejamento, é hora de ter confiança na sua ideia e acreditar em si mesmo e na sua equipe. Boa sorte.