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A melhor estratégia de sobrevivência em longo prazo

Richard Branson

13/06/2014 00h01

Pergunta: Por que é tão difícil persuadir o mundo corporativo e o governo a fazerem parcerias com empresas dispostas a fornecer um serviço para a comunidade visando uma mudança positiva? Assim que menciono que nosso foco não é o lucro, eles perdem o interesse. Como eu supero esse problema? - Rod McBride, Johannesburgo

Resposta: O mundo dos negócios costumava ser um mundo de degola, onde a única coisa que importava era o lucro –mas isso está mudando rapidamente. Está mais fácil para as pessoas saberem que empresas buscam o lucro a qualquer custo e quais se comportam eticamente, e fazer suas compras com base nessas decisões. Isso significa que empresas modelo como a sua, Rod, apresentam maior probabilidade de sobreviver e prosperar em longo prazo.

Apesar de a tecnologia estar promovendo esta mudança, pesquisa recente demonstra os benefícios da estratégia. No ano passado, eu li sobre os resultados de um estudo de teoria de jogos que mostravam que comportamento egoísta não melhora as chances de sobrevivência em longo prazo. Os pesquisadores, Christoph Adami e Arend Hintze, da Universidade Estadual de Michigan, descobriram que comunicação e cooperação são estratégias muito melhores. Adami disse à "BBC" que "Ser mal pode lhe dar uma vantagem em curto prazo, mas certamente não em longo prazo –você seria extinto". Apesar de ele estar falando sobre sobrevivência em um ambiente evolucionário, seu conselho também pode ser útil para empreendedores e administradores.

Quando você conta para as pessoas sobre sua ideia para um negócio, um bom lugar para começar poderia ser comparar seu modelo com os de empresas bem-sucedidas que estão dedicadas a fazer o bem em suas comunidades. Procure por exemplos concretos de histórias de sucesso que espelhem seu modelo, empresas como TOMS ou Ben & Jerry's. Assim que você estabelecer que seu modelo de negócios é sólido, acentue os aspectos únicos de sua oferta –por que seu produto ou serviço é superior e terá apelo junto aos clientes. E com isso, você estabelece sua vantagem: quase todos escolherão produtos ou serviços de uma empresa eticamente sólida em vez dos de concorrentes menos escrupulosos, desde que a qualidade se equipare ou supere os padrões do setor.

Se você notar que seus ouvintes começaram a se desinteressar quando você revelou que deseja tornar as coisas melhores para as pessoas e o planeta, tanto quanto lucrar, então eles podem estar mais interessados no curto prazo, não com as implicações maiores de suas escolhas. Ciente disso, você precisará encarar o problema de frente.

Quando você se depara com esse obstáculo, pare e escute. Faça a seus parceiros potenciais perguntas sobre os obstáculos que enfrentam até você entender a situação deles e como você pode resolvê-los. Então, se você estiver de fato oferecendo um plano sustentável que beneficie os negócios deles ou contribua para a missão do ministério de governo deles em longo prazo, tente transmitir essa mensagem de uma forma que entendam.

Nós na Virgin encontramos com frequência obstáculos semelhantes. A Sala de Guerra do Carbono, um grupo sem fins lucrativos que apoiamos e é dedicado a buscar soluções de mercado para a mudança climática, não pode simplesmente argumentar que os gases do efeito estufa contribuem para o aquecimento global. Para persuadir grandes organizações no setor de transporte marítimo, por exemplo, a adotarem políticas que mudem o jogo, elas devem receber planos abrangentes que mostrem como a redução das emissões de carbono pode ser enormemente lucrativa para aqueles que estiverem preparados a trabalhar juntos na mudança de um setor para melhor.

Se sua proposta não for aprovada, levante-se e siga em frente. Tente outra abordagem, encontre outros investidores ou desenvolva um novo plano. Não perca tempo se preocupando com organizações que não apreciam e nem aceitam mudanças –elas não sobreviverão por muito tempo. Apenas continue à procura de pessoas que estejam dispostas a escutar sua mensagem e que genuinamente se importem com algo maior que elas mesmas –esses são os investidores e parceiros com os quais você trabalhará por anos.

Assim que você lançar sua empresa, é improvável que seus concorrentes sempre jogarão de forma justa, como nós da Virgin descobrimos em várias ocasiões ao longo dos anos, em setores que variam de viagens aéreas a refrigerantes. Mantenha sua estratégia e sua mensagem; é assim que você conquistará seus clientes. E continue ouvindo, mesmo a seus oponentes –se você fizer isso bem, é possível que vocês até mesmo possam acabar trabalhando juntos.

Nos negócios, como na natureza, as empresas que querem sobreviver não buscam lucros negligentemente, em detrimento das pessoas e do planeta. Elas são inteligentes o bastante para saber que zelo e cooperação são cruciais. Sua estratégia já coloca você à frente da concorrência –agora você precisa apenas permanecer aí.