Topo

Planeje o futuro de seu negócio

Richard Branson

11/09/2014 00h01

Como qualquer empreendedor pode lhe dizer, é fácil se perder no aqui e agora. Dirigir uma empresa significa que você e todos em sua equipe contam sempre com agendas lotadas, e há muitas coisas que precisam ser feitas ao mesmo tempo e muitos problemas que precisam ser resolvidos, de modo que o planejamento do futuro de seu empreendimento pode acabar ficando de fora da lista de prioridades.

Mas líderes de empresas de todos os tamanhos precisam assegurar que todos na equipe, de cima a baixo, possam dar um passo para trás de vez em quando para avaliar a situação da empresa e o que precisa ser mudado para que ela continue atraindo clientes.

Tanto no dia a dia quanto quando você está realizando o planejamento, há muitas variáveis que você e sua equipe precisam monitorar, já que fatores prejudiciais que estão fora de seu controle podem escalar rapidamente e causar muitos danos. As empresas bem-sucedidas são aquelas que encontram formas de se adaptar às mudanças, independente de que direção elas venham.

O setor de viagens é um exemplo perfeito. Novas inovações tecnológicas, desde o potencial de carros que dirigem a si mesmos até a possibilidade de viagem espacial comercial, estão mudando as percepções dos consumidores sobre o que deve ser uma empresa de viagens e que serviços deve fornecer. Esses desdobramentos começaram a influenciar o setor, e nós no Virgin Group sabemos que é crítico planejar adiante e considerar adequadamente como seremos afetados.

As motivações dos viajantes também estão mudando. Por muito tempo, os viajantes priorizavam a velocidade e o conforto pessoal acima de outros fatores, mas atualmente, novas considerações se tornaram igualmente importantes. Por exemplo, muita gente procura certo grau de sustentabilidade e uma menor pegada de carbono quando pesa opções de transporte. Assim, todos no setor adotaram uma mentalidade verde quando pensam em novas formas de contornar isso, como o inventor Elon Musk e seu conceito de transporte em alta velocidade Hyperloop, e o aventureiro Bertrand Piccard e seus projetos de aviões movidos à energia solar. Nossa equipe na Virgin não é exceção.

Também há mudança nas regulações (que costumam ocorrer depois, em vez de preceder as inovações!) que precisam ser levadas em conta, assim como as ações de nossos concorrentes.

Tendo todas as variáveis que afetam seu setor em mente, como você pode assegurar que dispõe de tempo suficiente para pensar á frente e tornar seu negócio à prova do futuro? Uma das formas mais fáceis, e mais agradáveis, é simplesmente começar uma conversa e convidar outros a participarem.

Por meio de nosso programa Virgin Disruptors, nós pedimos regularmente a especialistas tanto de nossa própria equipe quanto de fora para discutirem as tensões culturais e as inovações em um setor em particular. Dada a crescente empolgação que cerca os voos espaciais planejados da Virgin Galactic, nós realizaremos nosso próximo debate Disruptors sobre o futuro das viagens, e estamos pedindo para importantes pensadores no campo discutirem seus pontos de vista sobre o que nos aguarda mais adiante. Ao transmitirmos o debate ao vivo por streaming online, nós estamos convidando todos os interessados a se juntarem à discussão.

Obviamente, não é viável que toda conversa seja realizada em um espaço tão público, mas há muitas alternativas. Sua abordagem pode ser tão simples quanto levar sua equipe para outro lugar por uma tarde para um "brainstorm" de ideias. Se você trabalha sozinho, pode considerar útil convidar outras pessoas de seu setor para um drinque, para conversar sobre mudanças no horizonte que o preocupam.

Apesar de ser fácil cair no hábito nada saudável de ficar sentado à sua mesa por 10 horas por dia, você não deve ter medo de sair do escritório ou de não ler seus e-mails por uma tarde --o que for preciso para permitir tempo para pensar no futuro de seus negócios. Assegurar que você possa planejar de modo eficaz é uma habilidade essencial para um empreendedor, uma que você poderá ter que aprender fazendo.

Na Virgin, nosso foco no futuro é responsável por algumas grandes ideias. Por exemplo, há muitos anos nós estávamos à procura de algo diferente para fazer no setor de música ao vivo. Como fã de festivais de música, eu iniciei conversas com vários músicos sobre suas ideias e o que gostariam de ver no futuro. Um músico que consultei foi Jarvis Cocker, o vocalista da banda Pulp. Ele me disse que sempre achou que seria uma ótima ideia realizar dois festivais no mesmo fim de semana em partes diferentes do país, com uma programação que trocaria de local nos dois dias.

Nós achamos que era uma ótima ideia e posteriormente iniciamos nosso 5º Festival anual no Reino Unido. O festival completará 20 anos no ano que vem e está mais forte que nunca. Atualmente o formato, que proporciona aos fãs de música dois festivais em um, é usado em todo o mundo. Isso apenas mostra que empreendedores nunca devem ter medo de conversar --você nunca sabe onde a próxima pode levar sua empresa.

P.S.: O próximo debate Virgin Disruptors será realizado às 20h, horário da Costa Leste, em Nova York, em 22 de setembro, e será transmitido ao vivo por streaming em Virgin.com.