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Criar a cultura certa é fundamental para o sucesso

Richard Branson

17/12/2014 00h03

Pergunta: Estou interessado em abrir uma empresa com dois amigos próximos e já temos muitas ideias. Quando uma empresa é dirigida por um grupo de amigos, que tipo de atmosfera deve ter? Deve ser corporativa ou informal?  – Guru Vignesh V., Índia

Resposta: Abrir uma empresa é um processo estressante, exigente. Trabalhar com família e amigos pode ser uma grande ideia, já que esses laços podem ajudar a aliviar parte da tensão.

Guru, parece que você e seus amigos estão no caminho certo. Vocês parecem ter um respeito saudável uns pelos outros, muitas ideias e coragem para experimentá-las. Logo, acho que é maravilhoso e sábio que já estejam pensando sobre a cultura de sua empresa –mapear cuidadosamente isso é um passo importante para abrir um negócio.

Não era algo em que nossa equipe pensava nos primórdios da Virgin –nós simplesmente tivemos sorte nessa área. Qualquer um que tenha seguido a história da Virgin sabe que a cultura de nossa empresa é que leva ao nosso sucesso. Como já escrevi antes, nossa equipe criou sem querer a Virgin enquanto relaxava em pufes em nossa primeira loja de discos em Londres.

Depois do lançamento, as finanças da empresa eram apertadas ao final de cada semana, de modo que tínhamos que descobrir se tínhamos ganhado dinheiro suficiente para pagar o aluguel e os funcionários –mas isso não nos incomodava. Nós estávamos curtindo tanto que seguimos em frente, principalmente porque gostávamos de estar juntos. Uma das últimas coisas em que pensávamos era abrir uma empresa, muito menos uma cultura corporativa.


Como estávamos felizes, nós tratávamos nossos clientes da Virgin Records como se fossem parte da família. E como nossos clientes gostavam da experiência, eles continuavam voltando. Antes que percebêssemos, nós tínhamos aberto mais lojas e estávamos vendendo mais discos. Foi um trabalho árduo e passamos um bocado de noites sem dormir nos preocupando com todo tipo de problemas nos negócios, mas seguimos em frente, de novo, porque gostávamos do que estávamos fazendo.

À medida que a Virgin crescia, nossa abordagem de "diversão séria" se tornou a força motriz de nosso empreendimento. Nós pegamos nossa paixão pelo nosso trabalho e nossa ideia de que podíamos subverter os "negócios como de costume", para mudar as coisas para melhor, e as aplicamos na criação de melhores bancos, trens, operadoras de telefonia móvel e companhias aéreas, mais uma infinidade de outros empreendimentos diversos ao redor do mundo.

Frequentemente nos perguntam como mantivemos essa cultura em mais de 300 empresas lançadas pela Virgin. A resposta: nós asseguramos que cada nova empresa que se junta à família Virgin se encaixe no caráter e personalidade da marca, que inclui um compromisso de fazer uma diferença positiva na comunidade maior e no planeta. Um pilar de nossos esforços para fazer a diferença é nossa organização sem fins lucrativos, a Virgin Unite, que apoia empreendimentos com metas semelhantes. À medida que sua empresa crescer, você também pode considerar essa solução.

É claro, nem todas as grandes culturas corporativas surgem por acaso, como ocorreu com a nossa. A maioria é resultado de uma liderança sustentada e exemplar. Um grande exemplo é Southwest Airlines de Herb Kelleher.

Quando Herb começou a trabalhar em sua ideia para a empresa nos anos 60, ele percebeu que para que sua companhia aérea sobrevivesse no competitivo setor aéreo, ela teria que oferecer algo mais do que passagens mais baratas. Com o passar do tempo, a Southwest desenvolveu uma reputação de empresa despreocupada e divertida e uma líder do setor –as tripulações amistosas da companhia passaram a ser admiradas pelos concorrentes e a Southwest passou a ser reconhecida como um dos melhores lugares onde trabalhar nos Estados Unidos, ano após ano. Herb entendeu que se você contrata pessoas que estão comprometidas a fornecer consistentemente um serviço excelente ao cliente, o sucesso provavelmente virá, já que laços poderosos são formados entre funcionários e clientes.

Tendo esses exemplos em mente, meu conselho para uma nova empresa como a sua é estimular uma atmosfera inclusiva, familiar, jovial, porque a alegria de seus funcionários será fundamental para sustentar o sucesso de sua empresa.

É excelente que você e seus amigos há tenham a visão para reconhecer isso. O famoso consultor de gestão e autor Peter Drucker já apontou que "a cultura come a estratégia no café da manhã". A cultura é um dos aspectos essenciais mais subestimados nos negócios: independente de quão visionária, brilhante e abrangente seja a estratégia de um líder, tudo pode ruir se não for plenamente apoiada por uma cultura corporativa forte e vivaz.

Boa sorte com sua nova empresa, Guru! Não esqueça que uma atmosfera divertida e inclusiva tornará essa jornada que você está iniciando mais prazerosa –e com uma probabilidade muito maior de ser bem-sucedida.