Cometa Panstarrs poderá ser observado sem telescópio em março
O cometa Panstarrs, o primeiro cometa que visita nosso Sistema Solar no correr do ano, poderá ser observado sem telescópio a partir do hemisfério Norte nos próximos dias.
Panstarrs aparecerá a oeste, ao pôr do sol, entre 8 e 13 de março, e deve permanecer visível até o final do mês. Ele já pode ser observado a olho nu a partir do hemisfério Sul.
"Trata-se de um novo cometa, jamais observado antes, e passará uma única vez pelo nosso céu antes de ser expulso nas profundidades da Galáxia", indicou o Observatório de Paris em um comunicado.
Os cometas são corpos celestes constituídos por gelo e pó. Viajantes solitários, se formaram durante o nascimento do Sistema Solar e giram em torno do Sol seguindo frequências variáveis.
Conforme o cometa se aproxima do Sol, o gelo se evapora e uma camada se forma em torno do núcleo brilhante. Se forma assim uma cauda de gás, que pode atingir milhões de quilômetros, e que reflete a luz do Sol. É o que chamamos de cauda do cometa.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.