Fragmentos de foguete lunar chinês caem sobre povoado
Fragmentos do foguete que transporta o primeiro veículo chinês de exploração lunar caíram sobre um povoado situado a mil quilômetros do local do lançamento, e causaram danos em duas casas, indicou a imprensa local nesta terça-feira (3).
O incidente, nove minutos depois do lançamento da missão Chang'e-3, na madrugada de segunda-feira (2), ocorreu no distrito de Suining, na província central de Hunan. Ela já sofreu incidentes deste tipo outras vinte vezes, segundo o Xiaoxiang Morning Post.
"Três vigas caíram do teto em nossa casa, e temos um buraco enorme no celeiro", declarou ao jornal um residente local.
Em uma foto era possível ver um vizinho observando surpreso a forma curvada do que parecia ser o cone de um foguete, debaixo do telhado esburacado de sua casa.
As autoridades deram aos atingidos 10.800 iuanes (1.800 dólares) e 5.200 iuanes como modo de compensação, de acordo com o jornal. O incidente não deixou feridos.
O foguete foi lançado à 01h30 de segunda-feira (15h30 de Brasília de domingo) do centro de lançamento de satélites de Xichang, no sudoeste da China.
O foguete leva em seu interior o "Coelho de Jade", um veículo de exploração lunar controlado à distância, que forma parte do ambicioso programa espacial chinês.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.