Topo

Reunião do clima em Paris terá segurança de 11 mil policiais

Soldado francês patrullha o bairro financeiro La Défense, em Paris - Kenzo Tribouillard/AFP Photo
Soldado francês patrullha o bairro financeiro La Défense, em Paris Imagem: Kenzo Tribouillard/AFP Photo

Em Paris (França)

25/11/2015 07h40

Quase 11 mil policiais foram mobilizados para garantir a segurança da conferência da ONU sobre o clima (COP21), que começará na próxima segunda-feira (30) em Paris, cerca de duas semanas após os atentados que deixaram 130 mortos na capital francesa.

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, afirmou que 8.000 policiais foram mobilizados nas fronteiras do país e outros 2.800 serão deslocados para a sede da conferência em Le Bourget, subúrbio norte de Paris.

No total, 147 chefes de Estado e de governo são aguardados em 30 de novembro em Paris para a abertura da conferência.

As autoridades francesas temem a ação de pequenos grupos de extrema-esquerda durante a COP21, e o ministro recordou que os prefeitos podem proibir as manifestações públicas em todo o território, como parte do estado de emergência em vigor desde os atentados de 13 de novembro.

"No contexto de ameaça muito elevada, o êxito da COP21 passa também por uma ótima segurança da reunião internacional", disse Cazeneuve.

Uma grande manifestação a favor do clima prevista inicialmente para 29 de novembro foi proibida pelo governo depois dos atentados, assim como outra manifestação prevista para 12 de dezembro, um dia depois do encerramento da COP21.