Topo

Cápsula Dragon sofre "problemas" ao se separar do foguete Falcon 9

Em Washington

01/03/2013 16h39

A cápsula Dragon, que foi lançada na manhã desta sexta-feira (1º) em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), reportou "alguns problemas" ao se separar do foguete Falcon 9 que a transportava.

Segundo a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), ocorreram problemas nos propulsores da cápsula que permitem aos engenheiros manejá-la da Terra, uma vez que esteja em órbita. Dos quatro propulsores da cápsula, somente um se encontra em funcionamento, informou a agência.

"A companhia está tentando colocar os três propulsores restantes em funcionamento. Os painéis solares já foram ativados, mas a cápsula só será conduzida até a Estação Espacial depois que pelo menos dois propulsores estejam em funcionamento", acrescentou a Nasa.

Caso isso não aconteça, a cápsula não poderá chegar à ISS. John Insprucker, diretor de construção do foguete Falcon 9, convocou uma entrevista coletiva para explicar ainda hoje o ocorrido. Apesar do problema, por enquanto a cápsula continua sua viagem em direção à ISS.

Esta missão representa a terceira viagem de uma cápsula Dragon, fabricada pela companhia privada Space Exploration Technologies para o laboratório orbital, após um voo de demonstração em maio de 2012 e a primeira missão de reabastecimento em outubro do ano passado.

A Dragon leva 550 quilos de provisões para a tripulação da ISS, e seus experimentos a bordo do laboratório, uma instalação de US$ 100 bilhões do qual participam 15 países. A ISS orbita a aproximadamente 385 quilômetros da Terra e a cerca de 27 mil quilômetros por hora.

O programa prevê que a cápsula Dragon volte à Terra em 25 de março e desça de paraquedas sobre o oceano Pacífico perto do litoral da Baixa Califórnia, trazendo mais de uma tonelada de equipamentos e experimentos.

A bordo da ISS estão atualmente seis tripulantes: os russos Oleg Novitski, Yevgueni Tarelkin e Roman Romanenko, os americanos Kevin Ford e Tom Marshburn, e o canadense Chris Hadfield.