Topo

Diamante é o melhor amigo do esperma, diz estudo

Pesquisa alemã indica que placa de petri com camada de diamante aumenta sobrevida de espermatozoides - Andrei P. Sommer da Ulm Universidade na Alemanha
Pesquisa alemã indica que placa de petri com camada de diamante aumenta sobrevida de espermatozoides Imagem: Andrei P. Sommer da Ulm Universidade na Alemanha

Do UOL, em São Paulo

12/02/2013 06h00

Marilyn Monroe já disse que o diamante é o melhor amigo de uma mulher. Mas agora a pedra preciosa tem um novo melhor amigo: o esperma. Segundo pesquisa publicada na revista Online Proceedings Library da Sociedade de Pesquisa de Materiais, o diamante é o paraíso para os espermatozoides viverem. 

O desempenho pobre de espermatozoides em fertilização in vitro é um problema comum. Mas agora os pesquisadores descobriram que a taxa de sobrevivência em 42 horas é muito maior se forem armazenados em uma placa de petri com uma fina camada de diamante em vez das comuns de poliestireno.

Isso porque a placa de petri de poliestireno, ao se molhar, libera substâncias tóxicas que podem danificar as células. A mudança para os pratos de petri com diamante poderia dar aos espermatozoides o impulso que precisam para cumprir seu destino, elevando  potencialmente a taxa de sucesso da fertilização in vitro.