Topo

Viver na cidade é mais seguro do que no campo, mostra estudo nos EUA

Douglas Quenquia

The New York Times

17/08/2013 06h00

Quer evitar uma morte traumática? É melhor morar em uma cidade grande. Um novo estudo descobriu que cidades grandes são muito mais seguras que áreas rurais.

Pesquisadores analisaram 1,3 milhão de mortes por lesão ocorridas em mais de 3.000 condados norte-americanos de 1999 a 2006. Eles classificaram os condados em rurais e urbanos, usando uma escala de zero a dez, de acordo com a densidade populacional e a proximidade em relação a centros metropolitanos. O estudo foi publicado no periódico The Annals of Emergency Medicine.

As taxas de mortalidade por lesão aumentaram gradualmente com as características rurais do condado: 73,76% para cada 100 mil habitantes nos condados mais rurais em comparação com 49,72% nos condados mais urbanos.

Em geral, as causas mais comuns de morte traumática foram os acidentes de carro e as armas de fogo e as duas aumentaram nos condados mais rurais.

A frequência de mortes por acidente de carro foi quase três vezes maior nas regiões rurais do que nas cidades. Entretanto, o risco de envenenamento e de morte por quedas era menor nos condados rurais e o risco de homicídio era maior nos centros urbanos.

"Espero que as pessoas passem a contestar suas crenças sobre segurança", afirmou a principal autora do estudo, Sage R. Myers, professora de pediatria da Universidade da Pensilvânia.

"Se o risco global de lesões for levado em conta quando pensamos em segurança, as cidades se tornam o local mais seguro."