Topo

Ratos avaliam empatia antes de ajudar uns aos outros, mostra estudo

Ratos ajudam outros por empatia e não pela raça ou parentesco, revela estudo - Alessia Pierdomenico/Reuters
Ratos ajudam outros por empatia e não pela raça ou parentesco, revela estudo Imagem: Alessia Pierdomenico/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/01/2014 06h00

A empatia é o critério que camundongos de laboratório utilizam para ajudar-se uns aos outros, mostra uma nova pesquisa, conduzida por pesquisadores ligados à Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, e publicada no periódico científico eLife.

De acordo com o estudo, cobaias tendem a ajudar outras a sair de um recipiente baseadas na empatia que sentem entre si, mostrando que a experiência social tem mais peso para esses animais do que o parentesco por ninhada ou o pertencimento a uma mesma raça.

A ideia de avaliar essa característica em camundongos de laboratório é derivada de um outro estudo, realizado em 2011 e que apontou que as cobaias tendem a ajudar umas as outras a escapar de recipientes em que estão armazenadas.

No novo estudo, os pesquisadores buscaram entender o que motiva esse comportamento social.

Albinos x malhados

Assim, para determinar se os camundongos usariam esse senso de empatia para ajudar outros camundongos até então estranhos a eles, usaram duas ninhadas de cobaias, uma de camundongos albinos e uma de camundongos com padrão malhado de pelagem.

Os camundongos livres eram sempre da ninhada albina e tiveram sua empatia testada primeiramente com outros albinos capturados, tendo tido convivência com os capturados uma vez por dia, durante duas semanas.

Assim, os pesquisadores notaram que os ratos albinos passaram a libertar, com frequência, os ratos albinos capturados, mostrando que a convivência atuou como um fator de empatia na tomada dessa atitude.

Já quando os roedores livres albinos eram testados com roedores malhados capturados, sem o período de convivência realizado anteriormente, raramente os libertavam do recipiente.

Porém, quando outros testes foram feitos incluindo um período anterior de convivência, também demonstraram impulso em libertar os companheiros capturados.

A importância de interação social

"Camundongos são aparentemente capazes de categorizar uns aos outros em grupos e modificar seu comportamento social de acordo com isso. Similaridade genética ou parentesco a outro indivíduo não têm influência alguma nisso", ressalta, na divulgação do estudo, o pesquisador Inbal Bartal, que liderou o estudo.

A interação social e sua importância para os camundongos também foram destacadas pela co-autora da pesquisa, Peggy Mason. "Eles já nascem com uma motivação para ajudar uns aos outros. E é apenas através da interação social que eles formam laços que dão origem a empatia e motivam cooperação", disse ela. "Na natureza não existem espelhos, então é o que eles veem que forma suas identidades."