Topo

Espécie de macaco é única fiel entre primatas além do homem, diz pesquisa

Macacos da noite ("Aotus azarae) são os primeiros primatas (além dos humanos) a demonstrar fidelidade e monogamia. Em 18 anos de observação, os cientistas nunca viram os macacos traírem, e testes revelam uma monogamia genética, onde o pai e mãe criam o filho biológico. A fidelidade seria explicada, segundo os cientistas, pelo significante envolvimento do pai na criação da prole - Flickr/Photo by Marc Wisniak/Science
Macacos da noite ("Aotus azarae) são os primeiros primatas (além dos humanos) a demonstrar fidelidade e monogamia. Em 18 anos de observação, os cientistas nunca viram os macacos traírem, e testes revelam uma monogamia genética, onde o pai e mãe criam o filho biológico. A fidelidade seria explicada, segundo os cientistas, pelo significante envolvimento do pai na criação da prole Imagem: Flickr/Photo by Marc Wisniak/Science

Do UOL, em São Paulo

15/04/2014 06h00

Uma pesquisa publicada na revista Biological Sciences – Proceedings of Royal Society revelou que os macacos da noite são fiéis a suas parceiras. Eles também se importam com a criação dos filhos.

Os pesquisadores afirmam que a espécie age de modo monogâmico e tem a fidelidade como valor importante. Em 18 anos de observação da espécie, nenhum macaco da noite foi pego traindo a parceira.

Testes feitos apontaram também para a existência de monogamia genética. O conceito indica que pai e mãe que criam os filhos são os pais biológicos e não pais adotivos.

Cientistas envolvidos na pesquisa acreditam que a fidelidade do casal se deva ao fato dos pais se envolverem profundamente na criação de seus filhos. Eles se responsabilizam por brincar e alimentar os mais novos.