Topo

Chuva intensa de meteoros pode ser vista até quarta-feira

Do UOL, em São Paulo

11/08/2014 10h23

Após o fenômeno da superlua levar muita gente a olhar para o céu, a chuva de meteoros perseidas deve atrair a atenção. Até quarta-feira (13), o fenômeno poderá ser visto no céu. De acordo com a Nasa (agência espacial americana), a chuva de meteoros, que deve atingir seu pico na terça-feira (12), será bem intensa, com 40 meteoros por hora.

A cada 133 anos, o cometa Swift-Tuttle passa pelo sistema solar deixando para trás poeira e outras partículas. Quando a Terra passa pelas partículas dessa nuvem de poeira, elas atingem a atmosfera a 225 mil km/h e "queimam", criando o espetáculo conhecido como perseidas.

"As perseidas são ricas em meteoros brilhantes e haverá tantos deles cruzando os céus que poderemos vê-los", diz Tony Markham, diretor da Sociedade para Astronomia Popular, no Reino Unido.

Entretanto, a ocorrência da superlua pode dificultar a observação dos meteoros a olho nu. Segundo Bill Cooke, do Escritório Ambiental de Meteoroides da Nasa, "o brilho da lua pode afetar a escuridão do céu necessária para ver bem os meteoros".

A dica para minimizar os efeitos do brilho da lua é observar o céu de costas para o satélite –olhando na direção da Ursa Menor e de Cassiopeia.

"Se possível, mantenha a lua escondida atrás de árvores ou de alguma construção próxima", diz o website da associação.