Uma operação de policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) deixou pelo menos nove pessoas mortas, na tarde desta segunda-feira (4), na favela da Lagoinha, no Centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Cinco pessoas foram presas e outras cinco ficaram feridas. Todos os mortos seriam traficantes, segundo a polícia.
Feridos e mortos foram encaminhados Hospital Municipal de Duque de Caxias. Foram apreendidas armas e drogas durante a operação, cujo objetivo era reprimir o roubo de cargas na região. O material será apresentado nesta noite na DRFC.
De acordo com as primeiras informações, os agentes da DRFC ficaram encurralados durante uma incursão na Favela da Lagoinha e pediram reforços à Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Houve intenso tiroteio. O clima na região é tenso. Um helicóptero da Polícia Civil também sobrevoava a comunidade em apoio a ação.
ViolênciaUm levantamento divulgado na última semana de julho pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro revelou que a polícia do Estado matou 649 pessoas em supostos confrontos entre janeiro e maio deste ano. O número é 47,16% maior do que no mesmo período de 2006, último ano do governo Rosinha Garotinho (PMDB), e 10,75% maior que em 2007 - primeiro ano do governo Sérgio Cabral (PMDB).
*Com informações da Agência JB e da Agência Estado