As escolas da cidade de São Gabriel, no interior do Rio Grande do Sul, retomam hoje (30) as aulas que haviam sido suspensas por causa dos 35 casos confirmados de influenza A (H1N1) - gripe suína. O município foi o primeiro no país a decretar situação de emergência devido ao número de pessoas infectadas, e as escolas ficaram fechadas por um período de dez dias.
Ontem (29), as secretarias de Saúde e de Educação de São Gabriel realizaram uma reunião com todos os diretores das redes de ensino municipal, estadual, federal e de escolas particulares. O objetivo, de acordo com nota divulgada pela prefeitura, foi estabelecer medidas de prevenção diante da possibilidade de transmissão do vírus.
Já a Escola de Ensino Médio da Universidade da Região de Campanha (Urcamp) optou por permanecer fechada por mais uma semana. Segundo o pró-reitor da instituição, Rudnei de Oliveira, o local passou por um processo de desinfecção e os alunos realizam as tarefas escolares em casa.
De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Saúde do município, continuam suspensos o funcionamento de boates, a realização de shows e de bailes e qualquer tipo de aglomeração de pessoas em locais fechados. Apenas a realização de cultos religiosos está liberada.