Fale com UOL Notícias

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL Notícias Cotidiano
 

25/01/2010 - 20h01

Anac redistribui autorizações de pouso e decolagem para aeroporto de Congonhas

Alex Rodrigues
Da Agência Brasil
Em Brasília
Cinco empresas aéreas vão concorrer à distribuição das novas autorizações para pouso e decolagens, os chamados slots, no aeroporto de Congonhas, o mais rentável do país. A redistribuição dos slots, que não estavam sendo usados, será feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na próxima segunda-feira (1º).

Segundo a agência, Azul, Gol/Varig (que pertencem ao mesmo grupo), NHT, OceanAir, TAM e Webjet foram habilitadas para participar da redistribuição de 355 slots ociosos. A seleção será aberta ao público e acontecerá a partir das 14h, no auditório da agência, próximo ao terminal 2 do Aeroporto Internacional de Brasília.

Anteriormente, em dezembro, a Anac havia anunciado que seriam redistribuídos 412 horários. Segundo a assessoria, este número foi alterado após a Gol reaver, na Justiça, 15 slots. Além disso, 42 autorizações não serão concedidas para não extrapolar o limite de movimento/hora.

Atualmente, apenas quatro companhias operam em Congonhas: Gol/Varig, OceanAir, Pantanal e TAM. De acordo com a Anac, a redistribuição dos slots deverá beneficiar os usuários. Com mais três empresas (Azul, NHT e Webjet) usando o aeroporto, o passageiro terá mais opções de rotas e horários. Além disso, com a maior concorrência, os preços das passagens podem baixar.

A agência garante que a chegada de mais três empresas no aeroporto não irá comprometer a segurança já que os limites de movimentação estabelecidos em 2007, durante o chamado "apagão aéreo", serão mantidos: 30 movimentos/hora para a aviação regular e quatro movimentos/hora para a aviação geral (aviões particulares, táxi-aéreo).

Tanto as empresas que já operam quanto as que pretendem começar a operar em Congonhas poderão escolher seus slots. A ordem das empresas é definida via sorteio. Entre as companhias que já utilizam Congonhas, a primeira a poder escolher um horário de pouso e outro de decolagem (um par de slots) e a frequência destes voos durante a semana será a OceaAir. Em seguida, virão a Gol/Varig e a TAM.

A ordem entre as empresas que ainda não operam em Congonhas ainda vai ser definida. Após a escolha dos slots, as companhias aéreas terão 30 dias para iniciar os voos, do contrário os slots serão redistribuídos em uma nova sessão.

Siga UOL Notícias

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,39
    5,761
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h55

    2,49
    96.294,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host