Topo

Com chuva, lentidão em São Paulo chega a 217 km, recorde do ano

Do UOL, em São Paulo

10/02/2012 16h51Atualizada em 10/02/2012 20h58

A chuva que atinge a capital paulista na tarde e noite desta sexta-feira (10) fez a lentidão no trânsito da capital paulista atingir o recorde do ano: por volta de 19h, havia 217 km de vias congestionadas, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Às 20h, a lentidão diminuiu para 181 km.

O recorde anterior havia sido registrado em 27 de janeiro, com 182 km. O recorde histórico ocorreu em 10 de junho de 2009, quando 293 km de vias congestionaram --a CET monitora apenas 6% das vias da capital.

Toda as regiões de São Paulo ficaram em estado de atenção para a ocorrência de enchentes e deslizamentos. A cidade chegou a ficar com 35 pontos de alagamento por volta de 18h - clique aqui e veja os pontos de alagamento.

A rodovia Régis Bittencourt (BR-116) chegou a ficar alagada no km 272 e no km 276, ambos em Taboão da Serra (SP). O trânsito ficou interditado nos dois sentidos, mas foi liberado por volta de 18h. Segundo a assessoria de imprensa da concessionária Auto Pista Régis Bittencourt, a água chegou a cerca de um metro de altura.

O aeroporto de Congonhas, na zona sul, ficou fechado de 16h50 às 17h27 para pousos e decolagens. Segundo a Infraero (estatal que administra o aeroporto), seis voos atrasaram nesse período.

Na Grande São Paulo, chove forte nos municípios de Cotia, Itapevi, Embu, Taboão da Serra e Mairiporã.  

Previsão do tempo

A tendência, afirmam os meteorologistas, é de que as chuvas atinjam outras localidades da capital e região metropolitana, ainda com intensidade forte. Com a entrada de uma frente fria, no decorrer da noite são esperados mais períodos de chuva.
 
A propagação da frente fria pelo litoral paulista muda o tempo no fim de semana, provocando nebulosidade, declínio das temperaturas e chuvas mais generalizadas, inclusive na próxima madrugada.

Na capital, os termômetros variam entre mínimas de 19ºC e máximas que não devem superar os 26ºC. A continuidade das chuvas entre o sábado (11) e o domingo (12) eleva o risco para alagamentos, inundações e transbordamento de rios e córregos na capital paulista.