Topo

Sul tem mínimas abaixo de zero; quinta-feira pode ser ainda mais fria, diz MetSul

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

06/06/2012 09h54

Esta quarta-feira (6) amanheceu mais fria do que os últimos dias na região Sul do país. No Rio Grande do Sul, a mínima registrada foi de -3,8°C, em Santa Rosa (512 km de Porto Alegre), no noroeste gaúcho, segundo a empresa de meteorologia MetSul.

O mesmo ocorreu na serra catarinense, onde os termômetros chegaram a marcar -5ºC, em Urupema (206 km de Florianópolis). Para os moradores destas regiões, é bom ir se acostumando, porque ainda mais frio está previsto para a quinta-feira.

A massa de ar frio que está sobre o Rio Grande do Sul será responsável pelo tempo firme em toda esta quarta-feira. Entretanto, o ingresso de mais uma frente fria gera nebulosidade no sul e no leste. Isso pode provocar chuva congelada e o aumento de chances de neve.

Hoje, na serra gaúcha, fez -3,3°C em Canela (131 km de Porto Alegre). Já em Vacaria (241 km de Porto Aelgre), nos Campos de Cima da Serra, próximo a Santa Catarina, foram registrados -2,1°C. Em Porto Alegre fez 3,1°C.

Em Santa Catarina, os termômetros marcaram -4ºC em Bom Jardim da Serra, segundo a Epagri/Ciram. Em Florianópolis a mínima foi de 10,3ºC.

Uma massa de ar polar ainda mais fria avança pelo sul do país. A quinta-feira amanhecerá mais gelada que esta quarta-feira, com possibilidade de chuva congelada na região metropolitana de Porto Alegre e na serra gaúcha. Em Santa Catarina, os termômetros também baixam, e as mínimas na serra serão ainda mais severas.