PF apreende fósseis e produtos arqueológicos em feira de antiguidades do Masp, em SP
A Polícia Federal apreendeu nesse domingo (8), em São Paulo, produtos arqueológicos e fósseis que eram comercializados na feira de antiguidades que ocorre aos domingos no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista. O responsável pela comercialização não estava no local.
Em nota, a PF disse ter sido informada sobre a venda de produtos proibidos em um dos estandes da feira. Acompanhados de um arqueólogo do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), agentes da PF foram ao local e encontraram diversos produtos arqueológicos brasileiros, tais como mãos de pilão, lâmina polida, pontas de projéteis (flecha ou lança) e uma tanga marajoara de cerâmica.
Também eram expostos para venda fósseis como trilobitas, vieiras e conchas, além de uma presa de mamute, que não puderam ter a origem comprovada. O material apreendido foi encaminhado para a Superintendência da PF na Lapa e será submetido a análise.
Por lei, itens como os apreendidos pertencem à União e não podem ser comercializados. O responsável será indiciado pelo crime de usurpação de bens da União e, se condenado, poderá cumprir pena de detenção de um a cinco anos e multa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.