Topo

PF apreende fósseis e produtos arqueológicos em feira de antiguidades do Masp, em SP

A PF apreendeu ontem (8) produtos arqueológicos e fósseis na feira de antiguidades que ocorre aos domingos no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista - Divulgação/PF
A PF apreendeu ontem (8) produtos arqueológicos e fósseis na feira de antiguidades que ocorre aos domingos no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista Imagem: Divulgação/PF

09/07/2012 13h01

A Polícia Federal apreendeu nesse domingo (8), em São Paulo, produtos arqueológicos e fósseis que eram comercializados na feira de antiguidades que ocorre aos domingos no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista. O responsável pela comercialização não estava no local.

Em nota, a PF disse ter sido informada sobre a venda de produtos proibidos em um dos estandes da feira. Acompanhados de um arqueólogo do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), agentes da PF foram ao local e encontraram diversos produtos arqueológicos brasileiros, tais como mãos de pilão, lâmina polida, pontas de projéteis (flecha ou lança) e uma tanga marajoara de cerâmica.

Também eram expostos para venda fósseis como trilobitas, vieiras e conchas, além de uma presa de mamute, que não puderam ter a origem comprovada. O material apreendido foi encaminhado para a Superintendência da PF na Lapa e será submetido a análise.

Por lei, itens como os apreendidos pertencem à União e não podem ser comercializados. O responsável será indiciado pelo crime de usurpação de bens da União e, se condenado, poderá cumprir pena de detenção de um a cinco anos e multa.