Após 15 horas de paralisação, caminhoneiros são escoltados e BR-101 é liberada no RS
A BR-101 foi liberada no início da tarde desta terça-feira (31), no trecho gaúcho na cidade de Três Cachoeiras, próximo à divisa com Santa Catarina, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Desde a noite de ontem, o tráfego foi interrompido parcialmente por conta de um protesto de caminhoneiros. O trecho ficou cerca de 15 horas com a circulação restrita para caminhões.
A categoria tem bloqueado rodovias pelo país desde o último dia 25. Os caminhoneiros são contra a legislação que entrou em vigor nesta segunda (30), que determina um período de 11 horas de descanso entre os períodos de trabalho. Também reclamam da norma que instituiu o cartão-frete, que obriga os caminhoneiros a receber por meio de uma espécie de conta bancária.
O tráfego começou a ser liberado na BR-101 quando patrulheiros iniciaram a escolta de motoristas que desejavam seguir viagem. Por volta das 16h o movimento já era considerado tranquilo no local, segundo a Polícia Rodoviária. A estimativa da PRF é que, no total, 500 caminhões tenham ficado parados no trecho, gerando 20 km de congestionamento.
Durante a paralisação, uma das faixas ficou liberada para carros, ônibus e veículos de emergência. Depois da liberação da via, os motoristas que aderiram à paralisação estacionaram os caminhões em postos de combustíveis.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.