Topo

Fornecimento de energia é normalizado em áreas atingidas por apagão

Centro do Recife (PE) ficou às escuras entre a noite da quinta-feira (25) e madrugada da sexta-feira (26) - Heudes Régis/JC Imagem
Centro do Recife (PE) ficou às escuras entre a noite da quinta-feira (25) e madrugada da sexta-feira (26) Imagem: Heudes Régis/JC Imagem

Fabiana Maranhão<br>Maria Clara Dultra

Do UOL, em São Paulo

26/10/2012 05h07Atualizada em 26/10/2012 11h00

Após mais de cinco horas, o abastecimento de energia foi regularizado nas áreas atingidas por um apagão. A falta de luz começou por volta das 0h15 (horário de Brasília) desta sexta-feira (26).

De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o fornecimento de luz começou a ser normalizado à 1h20 nos Estados do Pará e do Tocantins. Segundo a Cemar (Companhia Energética do Maranhão), a energia voltou a ser fornecida no Estado a partir da 1h30.


Por volta das 2h30, as companhias energéticas dos Estados do Ceará, Bahia e Pernambuco informaram que aos poucos o problema da falta de luz estava sendo resolvido.

 

Às 3h, internautas relataram que a energia estava sendo reestabelecida no Estado do Maranhão. Às 3h30, moradores dos Estados da Paraíba e do Piauí contaram por meio das redes sociais que a situação já estava sendo normalizada. Uma hora depois, por volta das 4h30, internautas do Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas informaram que o fornecimento de luz começava a retornar.

Não há informações nas redes sociais sobre se o fornecimento de luz voltou ao normal no Distrito Federal e nos Estados do Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Internautas dessas localidades também chegaram a fazer queixas sobre falta de energia.

Problema reincidente

Este é o terceiro apagão registrado no país em 34 dias. No último dia 3 de outubro, uma pane em um dos transformadores de uma subestação da usina de Itaipu, administrada por Furnas, em Foz do Iguaçu (PR), causou um apagão em pelo menos cinco Estados brasileiros. Na época, os Estados do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Rondônia, além de parte da região Centro-Oeste ficaram sem luz. Em algumas cidades, o blecaute durou cerca de 1h20.

No dia 22 de setembro, outro apagão atingiu oito dos nove Estados do Nordeste. Estima-se que pelo menos sete milhões de pessoas tenham sido afetadas. O problema, segundo a Cemar (Companhia Energética do Maranhão), ocorreu no sistema de suprimento elétrico de responsabilidade da Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil), em Imperatriz (MA), que teria causado a interrupção do fornecimento de energia em cadeia.
 
Por causa do blecaute, o Ministério de Minas e Energia determinou, no último dia 24, que a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a concessionária de transmissão Furnas antecipem obras de expansão da rede básica no Distrito Federal, com investimentos em novas linhas, subestações e transformadores.
 
A decisão foi do grupo de trabalho coordenado pelo ministério, com a participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que foi formado para avaliar as recentes interrupções no fornecimento de energia na capital federal. (Com informações da Agência Estadão Conteúdo e da Agência Brasil)