Topo

Passa bem agricultor que viajou 50 km com serra elétrica cravada na barriga no Sul

Steinmedc cortava lenha em casa, em Campina das Missões (RS), quando ocorreu o acidente - Divulgação / Hospital Vida & Saúde
Steinmedc cortava lenha em casa, em Campina das Missões (RS), quando ocorreu o acidente Imagem: Divulgação / Hospital Vida & Saúde

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

12/06/2013 16h00

É bom o estado de saúde do agricultor que aguentou duas horas e 50 quilômetros com uma serra elétrica circular cravada no abdome. O acidente ocorreu nessa segunda-feira, em Campina das Missões, pequena cidade vizinha a Santa Rosa (495 km de Porto Alegre), na região noroeste do Rio Grande do Sul.

Gregório Steinmedc, 56 anos, cortava lenha no galpão de casa quando ocorreu o acidente. O equipamento escapou de sua mão e a lâmina cortou sua barriga. O homem gritou por socorro e foi atendido pela mulher, Frida Maria Steinmedc, que convenceu o marido a não arrancar a máquina do corpo.

O acidentado foi atendido no pequeno hospital do município, mas encaminhado ao Vida e Saúde, em Santa Rosa. Por todo o trajeto, uma enfermeira viajou segurando a serra para evitar que a lâmina se movimentasse e ampliasse o ferimento.  

A operação em Steinmedc durou duas horas e meia e foi bem sucedida. "A cirurgia foi um sucesso, e o paciente está tendo uma recuperação satisfatória", disse o médico Maurício Romano. Segundo ele, a sorte do agricultor foi que a lâmina, que fez um corte de 10 centímetros em seu abdome, não atingiu nenhum órgão vital.

O estado de saúde do agricultor é considerado estável, mas não há previsão de alta. Conforme o hospital, ele conversa e está consciente. Entretanto, como é um paciente que passou por um transplante de rim há uns anos, precisa de algumas precauções.

"Ele se salvou mais uma vez", afirmou Frida ao lado do marido durante sua recuperação.