Topo

Trânsito: Em SP, avenida Paulista recebe 2 km de faixas de ônibus

Avenida Paulista ganha faixas exclusivas de ônibus que vão funcionar de segunda a sábado, das 6h às 22h - Fernando Donasci/UOL
Avenida Paulista ganha faixas exclusivas de ônibus que vão funcionar de segunda a sábado, das 6h às 22h Imagem: Fernando Donasci/UOL

Marivaldo Carvalho

Do UOL, em São Paulo

10/07/2013 06h00

Por meio da operação "Dá licença para o ônibus", a Prefeitura de São Paulo vai implantar nesta quarta-feira (10), 2 km de faixas exclusivas de ônibus na avendia Paulista, entre a praça Oswaldo Cruz e a rua Augusta, uma extensão total de 2 km.

As faixas vão funcionar de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h, em ambos os sentidos.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o objetivo das faixas é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores.

De acordo com a companhia, a ideia é buscar a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Pela avenida Paulista circulam 26 linhas de ônibus, transportando aproximadamente 265 mil passageiros em um dia útil, com frequência média de 135 ônibus por hora, no sentido Consolação, e 145 ônibus por hora, no sentido Paraíso, no pico da manhã.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20, porém a CET não vai multar os motoristas neste primeiro momento e sim orientá-los.