Topo

Mascarados serão detidos durante eventos do 7 de Setembro no DF, diz PM

Jipes, carros, motos e um tanque do Exército participaram de ensaio de desfile do 7 de setembro no domingo (1º) - José Cruz/ABr
Jipes, carros, motos e um tanque do Exército participaram de ensaio de desfile do 7 de setembro no domingo (1º) Imagem: José Cruz/ABr

Camila Campanerut

Do UOL, em Brasília

05/09/2013 12h37Atualizada em 05/09/2013 15h36

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jooziel de Melo Freire, afirmou nesta quinta-feira (5) que haverá uma atuação rigorosa da polícia por toda a capital federal para evitar que as manifestações e os eventos comemorativos no próximo sábado (7) se transformem em atos de vandalismo. “Todas as pessoas que agirem contra qualquer servidor em serviço serão presas imediatamente para que não se repitam essas  coisas que nós temos visto no nosso país e, aqui, no Distrito Federal, nós não vamos permitir isso”, afirmou Freire.

O comandante-geral também destacou que manifestantes mascarados serão detidos caso se neguem a se identificar. “As pessoas que vão estar mascaradas ou com seu rosto, com a sua identificação impedida, elas vão ser detidas para que possam ter suas identidades reveladas. Quem não conseguir se identificar vai permanecer detido até que seja identificado”, declarou à imprensa.

A polícia estima que os atos públicos do sábado devam reunir entre 40 a 50 mil pessoas.

Protestos se espalham pelo Brasil
Protestos se espalham pelo Brasil
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','52727+AND+29229+AND+5109', '')

A tentativa de coibir o uso de máscaras nas manifestações para evitar que a ação de vândalos em meio aos atos pacíficos já rendeu polêmicas no Rio de Janeiro, onde a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) tenta votar um projeto de lei que determina a proibição do uso delas (PL 2.405/13) em manifestações públicas no Estado.

A sessão da última terça-feira (3) terminou por volta das 19h10 e foi adiada devido à necessidade de análise de emendas (sugestões de alteração da proposta). No mesmo dia, pelo menos duas pessoas foram detidas durante ato na Cinelândia, no região central do Rio, batizado de "baile de máscaras". Eles tentavam invadir o Theatro Municipal, onde acontecia uma festa particular.

Segundo Freire, os preparos para a segurança dos eventos em Brasília estão sendo feitos há mais de um mês e os homens da inteligência da policia estão monitorando as redes sociais para identificar como, onde e quando os manifestantes irão agir.

Freire também pediu que os torcedores e participantes do desfile evitem levar bolsas ou mochilas porque serão revistados. “Nós já informamos que é importante que as pessoas evitem vir para cá com bolsas, sacolas, porque nós iremos fazer as revistas nas sacolas e nas bolsas”, afirmou.

“Nós vamos agir com rigor para as pessoas que não querem se divertir, aproveitar o momento, possam ser detidas e tiradas do meio das pessoas que querem. Os protestes irão dentro do limite da legislação. Qualquer um que sair da norma se transforma em um contraventor ou criminoso e nós vamos agir com rigor”, reiterou o comandante-geral.

Protestos em Brasília
Protestos em Brasília
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','5301+AND+29229+AND+52727+AND+5109', '')

Programação em Brasília

Com quatro grandes eventos e público estimado em mais de 150 mil pessoas, a Secretaria Segurança Pública do governo do Distrito Federal anunciou hoje que colocará mais 4.000 policiais militares, nas ruas da capital federal, no próximo sábado (7), para reforçar a segurança da população que assistirá ao desfile e para os torcedores que acompanharão o jogo da seleção brasileira de futebol.

  • 11735
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/09/05/voce-acha-correto-que-pessoas-que-participem-de-protestos-usando-mascaras-sejam-detidas-pelas-policia.js

O primeiro dos eventos previstos no sábado na capital federal é o tradicional desfile cívico-militar em comemoração à independência do Brasil. A previsão de duração é das 9h10 às 10h. A estimativa de público é de 30 mil pessoas. Devido à troca de frota das Forças Armadas, não haverá a apresentação das aeronaves conhecidas como “Esquadrilha da Fumaça”, o que ajudou a diminuir a duração do desfile.

O Secretário de Segurança do governo do Distrito Federal, Sandro Avelar, reconhece que há uma expectativa de grandes manifestações paralelas aos eventos oficiais e faz apelo para que a população se manifeste de forma pacífica.

O maior efetivo é compatível com a magnitude dos eventos, do desfile, do jogo do Brasil e, inclusive diante das manifestações”, afirmou Avelar. “Queria fazer um apelo aos manifestantes de bem que não se juntem e não apoiem atos de vandalismo. Há pessoas que vêm de outros Estados neste propósito e vamos nos empenhar para que isso não aconteça”, completou.

Às 16h, a seleção brasileira enfrenta a Austrália em amistoso no Estádio Nacional Mané Garrincha, onde haverá lugares para 68 mil pessoas. Os portões estarão abertos a partir das 13h. Haverá um policiamento reforçado nos arredores do estádio e não serão permitidas manifestações em um raio de até 5 km do local. Dentro do estádio será permitida a atuação de seguranças particulares.

Das 18h às 3h, estão previstas apresentações musicais no evento “Celebrar Brasília”, no Museu Nacional de Brasília, localizado na Praça dos Três Poderes, onde são esperados 15 mil espectadores.

E, ao longo do dia, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães recebe médicos de várias nacionalidades no Congresso Internacional dos Médicos, com movimentação estimada de 4.000 participantes.

A circulação das pessoas na região central da cidade será restrita. A indicação é que elas estacionem no Parque da Cidade e sigam até o estádio de táxi ou em ônibus especiais com tarifa a R$ 1,50. Os ônibus irão circular também na Esplanada dos Ministérios, onde serão realizados os desfiles e os shows ao ar livre.