Topo

São Paulo inaugura mais 20,4 km de faixas exclusivas para ônibus

Do UOL, em São Paulo

23/09/2013 06h00

A Prefeitura de São Paulo vai inaugurar, nesta segunda-feira (23), mais 20,4 km de faixas exclusivas para ônibus em diversas regiões de São Paulo. Com os novos trechos, a capital paulista vai alcançar 190,2 km de corredor, 29,8 km a menos do que a administração do prefeito Fernando Haddad (PT) promete implantar até o final deste ano.

No Eixo Norte/Sul, será 1,5 km que passará pela avenida Tiradentes, rua Brigadeiro Tobias, avenida Cásper Líbero e pelo túnel Anhangabaú, sentido aeroporto.

Outros 300 metros cortarão a rua Bernardino de Campos, na região do Paraíso. O transporte coletivo terá exclusividade no trecho entre as ruas Tomás Carvalhal e Estela. Já a avenida Heitor Penteado, na Vila Madalena (zona oeste), ganhará 1 km de faixa exclusiva, no sentido Lapa/Consolação, do trecho entre a rua João Moura e a avenida Dr. Arnaldo.

Os trechos de faixa exclusiva existente na avenida Eliseu de Almeida, entre as avenidas Deputado Jacob Salvador Zveibil e Ministro Laudo Ferreira de Camargo, na zona sul, serão ampliados em mais 1,8 km. Outros 2,5 km de corredor serão implantados na avenida Celso Garcia, entre as ruas Marcos Arruda e Cel. Rodovalho, na zona leste da cidade.

A avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na zona leste, terá 4,1 km de faixa, entre a rua Francisco Fett e a rua Itamumbuca. Na região, haverá ainda mais 3,5 km de corredor em quatro vias da Vila Matilde: rua Alvinópolis, viaduto Carlos de Campos e ruas Maria Carlota e Padres Olivetanos.  

Veja mapa das faixas e corredores de ônibus na cidade de São Paulo

Já a Mooca terá o reforço de 1,2 km de corredor na rua dos Trilhos, no trecho entre as ruas Dr. Almeida Lima e Clark. Outros 900 metros serão implementados em Itaquera, na rua Tomazzo Ferrara, entre a avenida Itaquera e a rua Doutor Luiz Ayres.

No Cambuci, zona sul, os ônibus passaram a circular em local exclusivo em quatro vias (rua Luís Gama, rua Silveira da Mota, rua Otto de Alencar e rua Barão de Iguape), com a implementação de 1,9 km de corredor.

Haverá ainda mais 700 metros de corredor nas ruas Duarte de Azevedo e Jovita, na zona norte, e outro 1 km na avenida Raimundo Pereira de Magalhães.

Alteração de linhas

Com a implementação dos novos 20,4 km de faixas exclusivas para ônibus, a SPTrans muda um trecho da rota de seis linhas que circulam o sentido sul do corredor norte-sul, na região central da cidade. 

A alteração, segundo a empresa, será feita para permitir a implantação de um complemento de faixa exclusiva para ônibus no trecho, que passa pela avenida Tiradentes, rua Brigadeiro Tobias, avenida Casper Líbero e túnel Anhangabaú.