Topo

Temporal com ventos de até 120 km/h deixa 74 mil clientes sem luz no RS

Do UOL, em Porto Alegre

21/10/2013 17h59

Uma frente fria entrou em contato com a umidade amazônica e gerou a virada do tempo no Rio Grande do Sul com grandes volumes de chuva, ventania e queda de granizo. Até o meio da tarde desta segunda-feira (21), 74 mil clientes estavam sem energia elétrica na maioria das regiões.

No início da manhã, o número de pontos às escuras chegou a 115 mil. Além disso, no interior, alguns municípios contabilizam o estragos, com centenas de casas destelhadas, postes tombados e árvores caídas.

Os mais prejudicados com a interrupção do abastecimento de luz estão dentro da área de concessão da empresa RGE. Em Santa Rosa, no noroeste, e em Palmeira das Missões, no norte, redes de alimentadores foram danificadas por ventos que chegaram a 120 km/h.     

Em Santa Rosa, 500 casas tiveram os telhados parcialmente destruídos. A Defesa Civil distribuiu lonas aos moradores. Algumas famílias estão em casas de parentes. Em São Borja, na fronteira oeste, choveu em três horas 50 mm. Nesta época, a média mensal esperada é de 150 mm.  

Em Passo Fundo, na região norte, cerca de 270 terão as aulas prejudicadas devido ao destelhamento do ginásio de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fredolino Chimango.

De acordo com a Defesa Civil estadual, nenhuma cidade havia enviado, até o fim da tarde, Nopreds (Notificações Preliminares de Desastre). "A Defesa Civil está acompanhando a situação com seus comandos regionais. Mas até o momento, as próprias prefeituras estão gerenciando os problemas", afirmou o representante da Defesa Civil do RS, sargento Rodrigues.  

Na capital, as rajadas de vento chegaram a 53 km/h, conforme registro do Inmet. Os principais transtornos foram semáforos desligados.  

Previsão

Segundo a empresa de meteorologia MetSul, o RS terá uma semana de tempo instável, com chuva volumosa em muitas áreas. "A instabilidade será mais intensa e generalizada na quarta e novamente no sábado", avalia a meteorologista Estael Sias.  

Na quinta-feira, o dia começa com muitas nuvens e chuva, que pode ser localmente forte na metade norte, mas, durante o dia, a instabilidade se afasta e o sol aparece com nuvens na maioria das regiões. Na sexta, o sol aparece com nuvens, mas até o fim do dia o tempo volta a se instabilizar em pontos do oeste e do norte. "No sábado, a chuva uma vez mais toma conta do Estado e tende a ser localmente forte a intensa com alto risco de temporais isolados de vento forte e granizo que podem trazer danos", destaca Estael.