Topo

São Paulo tem mais da metade dos imigrantes em situação regular do país

Acervo UH/Folhapress
Imagem: Acervo UH/Folhapress

Fabiana Maranhão

Do UOL, em São Paulo

23/01/2014 12h00Atualizada em 23/01/2014 12h37

O Brasil possui mais de 1 milhão de imigrantes registrados, e mais da metade está no Estado de São Paulo. É o que revelam dados que constam no Sincre (Sistema Nacional de Cadastramento e Registro de Estrangeiros), fornecidos pela PF (Polícia Federal) ao UOL.

Atualmente, 1.088.517 imigrantes em situação regular moram no país. Esse número inclui estrangeiros residentes, temporários, fronteiriços, provisórios e asilados, informa a PF.

  • 20087
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2014/01/23/voce-acha-que-sao-paulo-e-uma-cidade-que-acolhe-bem-os-imigrantes.js

Mais da metade (51,6%) está em São Paulo. A maioria deles (368.188 ou 65,5%) está concentrada na capital paulista. A cidade completa 460 anos neste sábado (25).

O segundo Estado que mais abriga estrangeiros é o Rio de Janeiro (21,4%). Tocantins é que tem menos imigrantes, acolhendo apenas 781 (0,07%).

Portugueses são maioria

Dos imigrantes em situação regular na cidade de São Paulo, a maioria veio de Portugal. Os lusitanos representam 21,3% dos imigrantes, somando 78.418 pessoas.

A capital paulista foi fundada por portugueses. No século 16, padres jesuítas subiram a Serra do Mar para buscar um local seguro para catequizar os índios.

No planalto de Piratininga, eles construíram um colégio, onde celebraram uma missa em 25 de janeiro de 1554, data que marca o aniversário de São Paulo. Ao longo de mais de cinco séculos, os portugueses continuaram vindo para a cidade.

Bolivianos na cidade

Os bolivianos são o segundo maior grupo de imigrantes na cidade de São Paulo atualmente. Eles são 63.454, o que corresponde a 17,2% dos estrangeiros na capital.

Os bolivianos começaram a chegar à capital paulista a partir da década de 60, mas foi só a partir dos anos 80 e 90 que a cidade passou a receber um grande número deles, explica José Renato de Campos Araújo, professor da USP (Universidade de São Paulo) e especialista em política migratória.

Inicialmente, eles se concentravam em bairros da área central, mas atualmente vivem em várias regiões de São Paulo. Aos domingos, a praça Kantuta, no Pari, no centro da cidade, se transforma em ponto de encontro de milhares de bolivianos durante uma tradicional feira.

A Prefeitura de São Paulo estima que a quantidade de bolivianos seja cerca de três vezes maior se se levar em consideração os imigrantes em situação irregular.

Imigração no Brasil

  • 1.088.517

    estrangeiros registrados no país

     

  • 561.912

    estrangeiros no Estado de São Paulo

     

  • 232.614

    estrangeiros no Estado do Rio de Janeiro

     

Fonte: Polícia Federal

    "A realidade da imigração anda muito próxima às redes de atividades ilegais, como tráfico de drogas e de pessoas", diz Araújo. O pesquisador lembra que, para chegar a São Paulo, muitos bolivianos contratam "coiotes", como são chamados os atravessadores, para conseguir entrar de forma ilegal no Brasil.

    Imigrantes solitários

    Os japoneses formam a terceira maior comunidade de imigrantes na cidade de São Paulo. Segundo a Polícia Federal, existem atualmente 36.036 (9,8%) estrangeiros dessa nacionalidade.

    As primeiras famílias chegaram ao Estado na década de 1920, depois que Brasil e Japão assinaram um acordo bilateral. À época, o país precisava de mão-de-obra para a lavoura cafeeira. 

    "Chegou-se a conclusão que não havia mais europeus disponíveis para trazer. Quem estava disponível eram os japoneses. Eles vieram para trabalhar, mas se tornaram pequenos empreendedores", explica Araújo

    São Paulo possui imigrantes de dezenas de outros países. Há casos de nações que têm apenas um representante na capital, como Azerbaijão, Ilhas Guadalupe, Kosovo, Mônaco, Montenegro, Tongas e Turcomenistão. 

    $escape.getHash()uolbr_voceMandaAlbumEmbed('7369160','Aniversário de São Paulo', '', '{$escape.getQuote()link$escape.getQuote():$escape.getQuote()http://noticias.uol.com.br/voce-manda/2014/01/21/aniversario-de-sao-paulo.htm$escape.getQuote(),$escape.getQuote()classes$escape.getQuote():$escape.getQuote()$escape.getQuote()}' )