Topo

Sabia que cachorros também doam sangue? E ganham biscoito por isso

Julia Affonso

Do UOL, em São Paulo

27/05/2014 06h00

Além de grande amigo do homem, o cachorro é, muitas vezes, o melhor amigo de cães que ele nem conhece. Janis Joplin, Rita Lee, Brenda, Luana e Fani ajudarão pelo menos outros cinco cães na Grande São Paulo. Doadoras de sangue, elas aumentam o estoque de um banco que está em baixa. 

As bolsas de sangue doadas pelas cinco cadelas saíram do canil já com destino certo. O número de cães que necessita de transfusão ultrapassa o de doadores. Há hoje um deficit de cerca de cem animais precisando de sangue. Cachorros que passaram por cirurgia, foram atropelados ou têm doenças graves, como câncer, são os que mais necessitam de doação.

“Não vai judiar dele? Essa é a primeira pergunta que as pessoas nos fazem. Não vai doer? Não dói, tem alguns que até dormem”, explica a técnica em veterinária Fabiana Cacure, da Hemovet, banco de sangue que atende os hospitais veterinários de São Paulo.

“A doação tem de ser confortável para eles. A gente vai se adaptando ao jeito do animal. Às vezes, conversamos, noutras ficamos em silêncio.”

Para doar, os cachorros não precisam de jejum nem ser sedados. Com a ajuda da técnica e do dono, são colocados na maca. Ao deitar, ganham um carinho. 

A coleta é feita pela veia jugular dos animais e vai para a bolsa de coleta, a mesma usada com os seres humanos, onde podem ser armazenados cerca de 450 ml de sangue. 

“As pessoas acham que o cachorro fica tonto que nem a gente, mas não tem nada a ver. Eles não têm o fator psicológico”, explica a técnica em veterinária Vanessa Cavlak.

Procedimento

Os cães têm 13 grupos sanguíneos. O sangue pode ser usado por raças diferentes após um teste de compatibilidade. A doação dura cerca de dez minutos e vale um biscoitinho sabor filé-mignon no final.

Antes de cada retirada, as técnicas recolhem sangue para exames de triagem, como hemograma. Foi durante uma doação que Igor Palhares, um dos donos do canil Golden Machine, em Cotia, na Grande São Paulo, descobriu um nódulo na mama de uma de suas cadelas.

“Se tiver alguma alteração, o laboratório avisa. Dá para descobrir uma série de problemas, muito antes de eles mostrarem os sintomas”, conta Palhares, dono de Janis Joplin, Rita Lee, Brenda, Luana e Fani. 

Cada bolsa de coleta se transforma em outras três: uma de plasma, uma de hemácias e outra de plaquetas. O material pode ficar estocado entre cinco dias e um ano. Para doar, é necessário procurar um banco de sangue especializado.

“Só quando as pessoas precisam [de sangue para os cachorros], elas param para pensar [na doação]. Qual é a diferença na vida deles? Nenhuma. Ele doa e já vai brincar”, diz Sabrina Palhares, também dona do canil.

Os cachorros do casal Palhares doam sangue desde 2008 e já ajudaram a salvar muitos animais, que eles nunca conheceram. Um trabalho que faria inveja até ao famoso Rin Tin Tin, cão-astro de séries e filmes na década de 1920 e 1930.