Horário de Verão representou redução média de 4,5% no consumo de pico
O horário de verão terminou à 0h deste domingo (22), quando nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste os relógios foram atrasados em uma hora.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, houve uma redução total de 4,5% no consumo entre 18h e 21h no período de vigência da medida. No entanto, o governo ainda não concluiu o balanço do quanto em recursos financeiros foi economizado. Em 2013/2014, foram poupados R$ 405 milhões no consumo de energia.
O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando é registrado a maior demanda por energia. Recentemente, o pico de consumo tem ocorrido no início da tarde, principalmente por causa do aumento do uso de aparelhos de ar condicionado.
Devido à seca, o governo cogitou a prorrogação da medida como forma de manter a economia de energia e preservar os reservatórios das hidrelétricas. A possibilidade foi descartada devido aos transtornos que poderiam ser causados pela mudança.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.