Topo

Menino agradece juiz no Facebook por passar últimos dias com a mãe em SC

Mensagem que o menino de Santa Catarina enviou ao juiz pelo Facebook - Reprodução/Facebook
Mensagem que o menino de Santa Catarina enviou ao juiz pelo Facebook Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

16/04/2015 16h03

Um menino de 11 anos usou o Facebook para enviar uma carta de agradecimento ao juiz de Execuções Penais de Joinville (SC). Graças a uma decisão do magistrado, a mãe do garoto, que estava presa, pode passar os últimos meses de vida ao lado da família.

A mulher foi detida várias vezes e voltou à prisão no começo de 2014. Portadora do vírus HIV e com um quadro grave de saúde, ela teve de ser internada. Em dezembro, o filho encontrou-a algemada no hospital durante uma visita. "Foi horrível", disse o garoto à "RBS TV", afiliada "TV Globo".

A família pediu, então, à Justiça que a mulher pudesse passar para a prisão domiciliar. O juiz João Marcos Buch foi ao hospital, viu a situação e decidiu que ela poderia cumprir pena em casa. O garoto teve, assim, a oportunidade de passar as festas de fim de ano e os primeiros meses de 2015 ao lado da mãe. "Foi bom. A gente fez coisas que não fazia, tipo almoçar".

A mulher morreu em 25 de março. No último domingo, o menino escreveu ao juiz para lhe agradecer por permitir que a mãe morresse "com dignidade". "Minha mãe, quis Deus que ela ficasse bem doente e o senhor foi lá soltar". O garoto também é soropositivo e afirmou na mensagem que deseja ser médico. "Desde já quero ser um homem honesto".