Topo

Jovem de São Paulo que estava desaparecido em Buenos Aires entra em contato com a família e diz estar bem

Douglas Lima, 22, que estava desaparecido em Buenos Aires, fez contato com a família - Reprodução/Facebook
Douglas Lima, 22, que estava desaparecido em Buenos Aires, fez contato com a família Imagem: Reprodução/Facebook

Gabriela Lousada

Do UOL, em Santos (SP)

08/01/2013 12h53

O paulistano Douglas Lima, 22, desaparecido há mais de dois dias em Buenos Aires (Argentina) foi encontrado na manhã desta terça-feira, por volta das 11 horas.

De acordo com a irmã, Débora Ferreira Lima, 18, ele entrou em contato com a família e está bem. Mais informações sobre as circunstâncias do reaparecimento estão sendo apuradas pela reportagem do UOL.

O Itamaraty confirma a informação da família. O consulado do Brasil em Buenos Aires entrou em contato com o Douglas na tarde desta terça-feira. Segundo a assessoria de imprensa, ele está bem e deve embarcar ainda hoje de volta ao Brasil.

O que mais preocupava os amigos e familiares era a falta de comunicação. "Ele nunca sumiu assim. Desde que viajou, Douglas conversou diariamente comigo de quarta (dia do embarque) até o sábado, por volta das 14h. Até então (esta manhã) estávamos sem notícias", conta.

Jovem teria desaparecido na madrugada de domingo

Douglas saiu para jantar com o argentino Guillermo Gómez, amigo do jovem há mais de 5 anos, na noite de sábado (5). Por volta da 1h de domingo (6), Gómez deu uma carona a Douglas e deixou o brasileiro no hostel onde ele estava hospedado. Minutos mais tarde, à recepção do local, o turista falou que daria uma saída rápida e logo retornaria.

Na manhã de domingo, por volta das 10h, a polícia entrou em contato com o argentino. De acordo com informações da família, a polícia encontrou Douglas "desorientado" pela rua e o levou para o hospital. Lá ele foi medicado e teria passado o telefone de Gómez, única coisa que lembrava no momento.

Enquanto estava na enfermaria, em observação, o jovem teria fugido. "Foi quando a polícia ligou e avisou o Guillermo. Logo depois ele nos avisou", diz a irmã.

Esta é a segunda viagem de Douglas à capital portenha. "Há uns dois anos ele foi pela primeira vez. Adorou a cidade e agora que teve a oportunidade, resolveu voltar", diz Débora.

Douglas passou festas de Ano Novo em Santos (SP)

Amigo da família há mais de um ano, Ricardo Vasconcellos, 42, que reside em Santos (SP), recepcionou Douglas e a família na virada do ano na cidade do litoral de São Paulo. "Veio ele, a mãe, a irmã e o cunhado. Aproveitamos a praia, estava tudo bem".

No primeiro dia de 2013, menos de 24h antes de embarcar para a Argentina, Débora confirma a informação de que o irmão estava bem e não apresentava nenhum sinal de desorientação. "Ele estava ótimo no Réveillon e aparentava estar super bem também nos primeiros dias de viagem".

Histórico de depressão

Quanto à descrição dos sintomas dada pelo hospital, Débora garante que esta é a primeira vez que ele teve um surto do gênero. "Algo aconteceu e provocou a perda de memória, mas isso nunca ocorreu antes. Ele deve estar perdido, sem conseguir voltar".

A irmã nega ainda que o jovem tenha envolvimento com drogas. "Ele tem um histórico de depressão, mas drogas não. Nunca usou", afirma.