Topo

Tunísia condena rapper à prisão por música que chama policiais de cães

Weld El 15 postou clipe de sua música no Youtube - Reprodução/Facebook
Weld El 15 postou clipe de sua música no Youtube Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

13/06/2013 17h17

A Justiça da Tunísia condenou nesta quinta-feira (13) um rapper do país a dois anos de cadeia por divulgar uma música com insultos à polícia.

Ala Yacoub, 25, cujo nome artístico é Weld El 15, foi julgado pela corte que o condenou à revelia em março deste ano, apesar do músico ter se apresentado à Justiça à época.

O clipe da música “Boulicia Kleb” (os policiais são cãos, no idioma original) foi divulgado no Youtube em março deste ano.

Durante a leitura da sentença pelo juiz, apoiadores do rapper começaram a protestar na sala do júri, sendo expulsos em seguida pela polícia.

Assista ao clipe de "Boulicia Kleb" (Policiais são cães), de Weld El 15

Do lado de fora do tribunal, os policiais agrediram pessoas, inclusive um blogueiro local, e prendeu ao menos três pessoas. A agência “AFP” relata uso de gás do lado de fora do tribunal, mas não está claro se quem disparou foram os manifestantes ou a polícia.

“A sentença é muito dura para um artista que decidiu se apresentar à Justiça”, disse o advogado de Yaacoub, Ghazi Mrabet. Segundo seu defensor, o rapper esperava uma pena mais branda, já que a decisão de encarar a Justiça foi dele.

“É particularmente injusto até porque não há nada na lei que proíba obras de arte.” O advogado de Yaacoub disse que ele foi acusado de vários crimes, inclusive conspirar para cometer atos violentos contra servidores públicos, e insultar a polícia.
Na véspera de seu julgamento, o rapper criticou as autoridades do país por não respeitarem a liberdade de expressão.

“Tenho medo porque, em um país como a tunísia, a lei não é aplicada; você pode esperar qualquer coisa”, disse ele à “AFP”. (com agências internacionais)