Topo

São Paulo tem a madrugada mais fria desde 2000, diz Instituto Nacional

Do UOL, em São Paulo

24/07/2013 08h07

São Paulo teve a madrugada mais fria dos últimos 13 anos, nesta quarta-feira (24), segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A estação automática no Mirante de Santana, na zona norte da capital, marcou 5,2 graus Celsius (ºC) entre as 3h e às 6h de hoje. Em 2000, foi registrado 4,1ºC.

VOCÊ MANDA PARA O UOL

  • Rodrigo Philipps/Agência RBS

    Envie fotos do frio e da neve na sua cidade

A temperatura foi ainda mais baixa na zona sul, apontou o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência). Os termômetros registraram 4ºC na estação Parelheiros, à 1h, segundo os dados do órgão.

As estações meteorológicas automáticas do CGE indicam que a umidade relativa do ar ultrapassa os 93%, o que contribui ainda mais para a sensação de frio.  A sensação térmica (que é a temperatura aparente sentida em nossa pele em função da velocidade do vento) foi de -1ºC ao longo da madrugada em vários bairros da cidade.

Hoje o tempo fica predominantemente encoberto e com chuva fraca e garoa intermitente. A amplitude térmica (diferença entre as temperaturas máximas e mínimas durante o dia) será baixa. A máxima não deve ultrapassar os 11ºC.

Segundo os meteorologistas do CGE, a circulação dos ventos favorece a entrada de umidade e há condições para garoa e chuva leve entre a tarde e a noite desta quarta-feira.

Na quinta-feira (25), o dia será frio e mais chuvoso, com temperaturas que devem oscilar pouco, entre 9ºC e 13ºC, informa o Inmet. O amanhecer deverá registrar mínima de 7ºC, com os extremos da cidade com temperaturas ainda menores, diz o CGE.

Na sexta-feira (26), a cobertura de nuvens diminui e já não há previsão de chuvas. Entretanto, o frio permanece. Mínimas de 7ºC e haverá um discreto aumento da temperatura máxima, que pode chegar aos 16ºC. 

A massa de ar polar começa a se afastar da região Sudeste apenas no fim de semana, quando deve aparecer o sol e diminuir a sensação de frio úmido. A amplitude térmica aumenta no sábado (27) e domingo (28), com máximas entre 20ºC e 22ºC.