Record proíbe apresentadores de falar em Daniela Mercury e Feliciano

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Com sua tradicional política de intervenção editorial, uma vez que o departamento de Jornalismo está submetido às decisões da Igreja Universal do Reino de Deus, a Record baixou uma norma "informal" na casa, mas que vale para todos os apresentadores e programas. É proibido fazer comentários ou "análises" sobre a recente "saída de armário" de Daniela Mercury, que assumiu estar casada com uma mulher, uma jornalista.

A emissora chegou a dar um registro em seu site e também no "Programa da Tarde", logo que a cantora fez a revelação, mas em seguida veio a informação "de cima" que era para os programas pararem de abordar o assunto, Normalmente um fato assim seria um prato cheio para o "Hoje em Dia", para Geraldo Luís ou mesmo o "Programa da Tarde" e o "Domingo Espetacular".

No entanto, a ordem é para esquecer o assunto. Não ficar levantando a bola do universo gay na emissora.

Outra figura que está absolutamente vetada e não deve ter espaço algum na emissora, segundo a ordem interna, é o pastor Feliciano e suas declarações --homofóbicas ou não. Nesse caso, o veto se deve ao fato de Feliciano ser de uma igreja rival (ou seria melhor chamar concorrente?) da Universal. Ele integra a Igreja do Avivamento, cujos integrantes e seguidores já foram duramente atacados por Edir Macedo na internet.

OUTRO LADO

 

Segundo a Direção de Comunicação da emissora, a Record nega qualquer veto e afirma que não há qualquer proibição sobre os temas Mercury e Feliciano.

Leia também: BNDES terá que investir centenas de milhões em torres para TVs abertas

QUEM É LEGAL

"Uma História de Amor e Fúria"

A crítica de cinema nacional é engraçada. Quando surge maaais um filme brasileiro meia boca, repetitivo, que quase sempre aborda miséria, os nobres "especialistas" em cinema correm dar quatro ou cinco estrelinhas, quase sempre elogiando o "lirismo", a "linguagem" e até a "captação excelente de som ambiente". Já quando aparece uma animação de vanguarda, com uma linguagem totalmente inovadora e cheia de conteúdo, os elogios são amenos, quase forçados. Pois cometem graves enganos os que não perceberam a fabulosa qualidade de "Uma História de Amor e Fúria", animação com participação de Selton Mello e Camila Pitanga. Sem dúvida o melhor e mais relevante longa de animação já feito no país. Imperdível para todas as idades, por seu valioso conteúdo histórico. Uma animação que não deixa nada a dever às melhores já feitas.

QUEM IRRITA

Roberto Carlos

Não bastasse ter ido à Justiça para proibir a distribuição de uma biografia sua, bem chapa branca, aliás, o cantor agora quer impedir a venda do livro "Jovem Guarda: Moda, Música e Juventude", da escritora Maíra Zimmermann, que escreveu a obra para seu mestrado. Sem nem sequer ler --tudo indica-- o cantor notificou a autora pedindo que o livro seja retirado das lojas. Vejam bem: é um livro sobre cultura e comportamento de uma época que o país viveu, mas o "rei", como adora ser chamado, não quer que ele seja lido. Difícil entender o que se passa na cabeça de uma pessoa assim. Quem RC pensa que é? Dono de toda uma geração? Um ditador que se arroga o direito de dizer o que as demais pessoas podem ou não escrever ou saber? Essa atitude é típica do comportamento fascista, censor, prepotente. O que RC não quer que as pessoas saibam? Que ele tem uma perna mecânica porque perdeu a original num acidente ferroviário? Em vez de se preocupar em barrar obras de literatura, ele podia prestar um serviço muito maior à sociedade mostrando como uma pessoa que perdeu um membro tão importante --uma perna-- conseguiu vencer e se tornar o maior vendedor de discos do Brasil. Pior é saber que RC está cercado de pessoas inteligentes, cultas, modernas, como seu empresário Dodi Sirena. Não tem ninguém para dar um conselho ao "rei", que está se tornando um ditador?

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos