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Há 20 anos, SPFW conecta pessoas que querem criar realidades

Especial para o UOL

13/04/2015 06h00

Neste ano, o São Paulo Fashion Week completa vinte anos. Pode parecer pouco numa perspectiva histórica e em países onde não se têm, como no Brasil, uma relação de imediatismo e efemeridade com o tempo. Durante anos, fomos acostumados a lidar com o que se apresentava a cada instante.

Obrigados desde sempre a operar sobre incertezas. Culpa da inflação, diziam muitos. Culpa da falta de um plano maior que convergisse as muitas intenções e boas vontades. Fato é que, se por um lado somos bons em nos virarmos nas crises e incertezas, por outro temos a doença crônica da eterna dúvida e descrença.

Quando falo da criação do calendário de moda brasileiro no final do século passado, gosto de lembrar que nos primeiros três anos tínhamos que assegurar ao mercado que o evento aconteceria no semestre seguinte –até as pessoas perceberem que se tratava, de fato, de projeto em construção.

As pessoas tendem a achar que as coisas nascem prontas sem ter em conta o tanto de trabalho e processo que qualquer projeto demanda. No entanto, talento e genialidade são resultado de muita persistência e determinação. Persistência, aliás, é uma virtude necessária a qualquer projeto em constante evolução. 

Nada acontece por acaso, sem uma boa dose de esforço, comprometimento e dedicação de todos. Geralmente, a única diferença entre aqueles que são bem sucedidos e os que não são é a capacidade de seguir adiante quando a grande maioria já desistiu.

É fácil persistir quando as coisas estão correndo bem. Mas, na linha do tempo, é preciso identificar os momentos que exigem transformação e adaptação. É isso que faz com que um ano se torne 20, e 20 anos, um século. Isso tem a ver com motivação e foco.  Moda é por natureza uma atividade cíclica e uma expressão do seu tempo. Quando começamos, um desfile durava meia hora. Conseguem imaginar hoje 40 desfiles com duração de trinta minutos cada?

Toda virada de século traz mudanças profundas em todas as áreas. Estamos vivendo um momento de mudança e transição, um momento de questionamento dos tempos. O tempo da comunicação, do processo, da experiência.

Opínião - Paulo Borges - Alexandre Schneider/UOL - Alexandre Schneider/UOL
Gisele Bündchen, durante desfile da SPFW, em 2014
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Há vinte anos, o tempo real não era tão rápido como hoje; era o tempo do processo e não o da comunicação. Internet, novas mídias, novos players, novas formas de desejar e consumir. Da noite para o dia, as conexões mudaram e todos nós mudamos com elas.

E daqui a dez anos já estaremos em outro momento, com outras necessidades e exigências, que vão nos obrigar a rever, refazer, reaprender, reinventar tudo de novo. Moda é processo em trânsito, capta as ondas do momento e antecipa os desejos de futuro. Essa é a maravilha da vida e da moda. E nesse movimento não há espaço para saudosismos, mas há um grande espaço para celebrar o que já foi conquistado.

O SPFW sempre soube ser um hub conector de pessoas que querem criar realidades. Ao longo desses 20 anos, o SPFW foi construído por pessoas, pessoas que se encontraram e fizeram história dentro e fora da moda a partir do SPFW. Uma conquista que é de cada um que fez e faz parte dessa construção. É isso que celebramos a cada ano. A possibilidade de abrir espaço para talentos de várias áreas da criação e estimular bons encontros – aqueles que a gente quer repetir.

A moda é viva, dinâmica, mutante por natureza e não se restringe à roupa e à passarela. É por isso que ela desperta interesse e transborda para todas as esferas da vida. Isso é muito jovem e estabelece elos que nos mantêm conectados ao futuro.

Intuitivamente, as novas gerações sabem onde o futuro está. Aliás, estamos falando com a geração mais conectada da história do universo. Isso tem a ver com uma postura mais flexível e adaptável a uma nova economia que já começa a se desenhar. Essa confiança, esse otimismo em relação ao futuro é o que nos move adiante. E, naturalmente, a persistência.  

A crença e a persistência nos trouxeram até aqui. São 20 anos de aprendizado, transformação e muitas histórias. Talvez daqui a mais 20 anos saberemos plenamente o que as duas primeiras décadas de SPFW significaram e compreenderemos sua real dimensão, mas desde já confiamos no trabalho que realizamos a cada edição e continuamos comprometidos com a moda brasileira, abertos a novas ideias e sempre olhando para o futuro.

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