Topo

Dilma diz que "dinheiro não é problema" para investir em mobilidade urbana

Dilma participa de evento em Fortaleza ao lado do ministro Alexandre Padilha e do governador Cid Gomes (Pros-CE) nesta sexta-feira (22) - Roberto Stuckert Filho/PR
Dilma participa de evento em Fortaleza ao lado do ministro Alexandre Padilha e do governador Cid Gomes (Pros-CE) nesta sexta-feira (22) Imagem: Roberto Stuckert Filho/PR

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

22/11/2013 14h33

Dinheiro não é o grande problema para que o país invista mais em mobilidade urbana e amenize os problemas das grandes cidades. Esse foi um dos recados dados pela presidente Dilma Rousseff, em discurso durante visita a Fortaleza, nesta sexta-feira (22).

Na capital cearense, a presidente anunciou a liberação de R$ 8,5 bilhões em investimentos de mobilidade urbana no Ceará. Em seu discurso, ela disse que, atualmente, questões políticas e técnicas pesam mais na definição de investimentos do que a falta de recursos.

“Dinheiro não é hoje tanto problema no Brasil. O problema do Brasil, e aqui está solucionado, é que precisamos de vontade política e capacidade de gestão. Isso que permite que façamos hoje isso aqui”, disse Dilma, comentando sobre as obras com recursos federais que são tocadas na Grande Fortaleza.

Como de costume, a presidente fez comparações com gestões anteriores sobre investimentos no setor.

“Houve um tempo que não se investia em metrô porque diziam: 'Nós não temos renda para investir em metrô, temos que nos contentar com o ônibus'. Mas nem falavam em corredores, nem em segregar o transporte rodoviário. E essa visão que olha o Brasil hoje”, disse.

A presidente também defendeu mais investimentos no setor e citou exemplos adotados em outros países para que as pessoas "não percam tanto tempo" em congestionamentos. “Quando falamos do transporte público em grandes concentrações populacionais, todos os países do mundo o colocaram sob trilhos. Pode ser transporte rodoviário, mas tem que ser segregado”, disse.

Elogio a Cid Gomes

Segundo a presidente, o Ceará --governador por Cid Gomes (Pros)-- se tornou um espécie de exemplo para os gestores país por apresentar projetos e ter "vontade" de realizar obras no setor.

“Esse conceito [de que não se tem verba para investir], o Cid sempre rompeu, e por isso devo reconhecer que aqui, no Ceará, se faz o maior esforço para investimento em mobilidade urbana. O senhor pode ter certeza de que tenho orgulho de participar dessa parceria que está construindo uma estrutura de transporte com imenso conforto, rapidez e segurança”, afirmou.

Ex-PSB e aliado fiel de Dilma Rousseff, o governador Cid Gomes também rasgou elogios à presidente. “Estamos quebrando um recorde [de investimento], sem dúvida, no segundo maior desafio da região metropolitana de Fortaleza, atrás apenas da saúde, que é o transporte coletivo de qualidade a nossa população. Não tenho outra palavra a não ser gratidão”, discursou. 

Por ser contra a entrega dos cargos federais pelo PSB, Gomes deixou o partido em setembro, filiando-se ao Pros e endossando o discurso de apoio à reeleição de Dilma Rousseff.