Topo

Veja dez problemas que Roseana Sarney deixará para o seu sucessor

Roseana Sarney deixará o cargo após seu quarto mandato no Maranhão - Marlene Bergamo/Folhapress
Roseana Sarney deixará o cargo após seu quarto mandato no Maranhão Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

09/12/2014 06h00

Ao prometer renunciar ao governo do Maranhão nesta terça-feira (9), a governadora Roseana Sarney (PMDB) deixa também um lista extensa de problemas que não foram resolvidos ao longo de seu quarto mandato, como alguns dos piores índices sociais do país, crescimento  da violência, caos prisional e o maior número de pessoas vivendo abaixo da linha pobreza.

Com a vitória nas eleições de outubro de Flávio Dino (PC do B), esta será a segunda vez em meio século que o governo do Maranhão será comandado por alguém eleito sem o apoio da família ou sem ser um dos Sarney. Dino venceu Edison Lobão Filho (PMDB).

A outra vez que isso tinha ocorrido foi em 2006, quando Jackson Lago, morto em abril de 2011, venceu a eleição contra Roseana Sarney. Ele, porém, acabou tendo o mandato cassado em 2009, quando a filha do senador José Sarney (PMDB-AP) assumiu o poder. 

Com a derrota deste ano e deixando vários problemas no Estado, o grupo já mostra ter um racha interno e segue sem um sucessor para as próximas eleições.