Topo

Multidões tomam as ruas do Brasil para protestar contra Dilma, Lula e o PT

DO UOL, em São Paulo

14/03/2016 11h35

O protesto deste domingo (13) contra a presidente Dilma Rousseff, seu governo e o seu partido, o PT, foram os maiores que a mandatária já enfrentou. Todos os 26 Estados e o Distrito Federal registraram manifestações, que reuniram mais de 3 milhões de pessoas em todo o país, segundo estimativas da PM (Polícia Militar). Imagens de multidões foram vistas nas capitais e nas maiores cidades do país.

Multidão toma a avenida Paulista - Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo - Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo
Imagem: Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo

Somente em São Pauloforam à avenida Paulista 500 mil pessoas, conforme apurou o Datafolha. Já a Secretaria de Segurança Pública do Estado estimou em 1,4 milhão de manifestantes.

Multidão em Curitiba - Rodrigo Félix Leal/Futura Press/Estadão Conteúdo - Rodrigo Félix Leal/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Rodrigo Félix Leal/Futura Press/Estadão Conteúdo

Em Curitiba, 200 mil pessoas participaram dos atos segundo a PM. A manifestação se concentrou principalmente na praça Santos Andrade, rua XV e Boca Maldita.

Multidão em Recife - Anderson Nascimento/Framephoto/Estadão Conteúdo - Anderson Nascimento/Framephoto/Estadão Conteúdo
Imagem: Anderson Nascimento/Framephoto/Estadão Conteúdo

No Recife, milhares de pessoas de verde e amarelo foram à avenida Boa Viagem, na zona sul. A Polícia Militar afirmou que 120 mil pessoas se reuniram na avenida.

Multidão em Vitória - Renato Cabrini/Futura Press/Estadão Conteúdo - Renato Cabrini/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Renato Cabrini/Futura Press/Estadão Conteúdo

Em Vitória, a PM estimou em 120 mil o número de participantes. Grande parte veio em marcha desde Vila Velha, município vizinho, até a concentração na praça do Papa.

Multidão em Brasília - Renato Costa/Folhapress - Renato Costa/Folhapress
Imagem: Renato Costa/Folhapress

Em Brasília, os participantes fizeram um minuto de silêncio na frente da praça do Museu da República e em seguida realizaram uma caminhada até a praça das Bandeiras, próxima ao Congresso Nacional. A PM estimou em 100 mil o número de manifestantes.

Multidão em Porto Alegre - Wesley Santos/Estadão Conteúdo - Wesley Santos/Estadão Conteúdo
Imagem: Wesley Santos/Estadão Conteúdo

Em Porto Alegre, a manifestação foi realizada na região do parque Moinhos de Vento. Segundo a Brigada Militar, o ato reuniu 100 mil pessoas.

multidão rio - Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo - Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo

No Rio, quatro caminhões de som acompanharam o protesto em Copacabana, zona sul do Rio. Os manifestantes caminharam cerca de 2 km em direção ao bairro do Leme, também na orla. O comando do 19º batalhão da PM, de Copacabana, estimou entre 80 mil e 100 mil o número de manifestantes.

multidão floripa - Eduardo Valente/Agência Estado - Eduardo Valente/Agência Estado
Imagem: Eduardo Valente/Agência Estado

Protesto reuniu 95 mil pessoas na avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, segundo a PM.

multidão em campo grande - Moisés Palácios/Futura Press/Estadão Conteúdo - Moisés Palácios/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Moisés Palácios/Futura Press/Estadão Conteúdo

Em Campo Grande, cerca de 40 mil manifestantes, de acordo com a PM, se concentraram na praça Rádio Clube, na avenida Afonso Pena.