Topo

Fiocruz triplicará volume de vacinas contra febre amarela

Jacqueline Farid <br/> <br>No Rio

13/01/2008 20h19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai triplicar o número de doses de vacinas contra febre amarela entregues ao Ministério da Saúde neste mês. O diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), Akira Homma, disse que não haverá dificuldade em atender aumentos de demanda, mas acredita que a "fase aguda" de procura pela imunização está no fim. "Não há epidemia", afirmou.

Em janeiro, o Ministério receberá 4 milhões de doses de vacina contra febre amarela, ante 1,3 milhão entregues habitualmente a cada mês. A produção irá aumentar para 30 milhões de doses este ano, o dobro das 15 milhões de doses do ano passado. Para Homma, o principal desafio no momento é a administração de estoques da vacina, que é de responsabilidade do Ministério da Saúde.

"Neste momento, para atender a esse crescimento muito forte da demanda o importante é administrar o estoque para não atender à população de forma desordenada", disse. "A Fiocruz está preparada para atender a mais aumentos de demanda, mas acho que não vai haver aumento daqui pra frente."