Topo

Greenpeace protesta no Itamaraty contra desmatamento

Solange Spigliatti<br>De São Paulo

19/03/2008 19h20

Os ativistas do Greenpeace protestaram nesta quarta-feira em frente ao Palácio do Itamaraty, em Brasília, durante encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso. Uma faixa com a frase "Chega de madeira ilegal e desmatamento na Amazônia" foi estendida em frente ao Itamaraty. A União Européia é o destino final de quase metade das exportações de madeira da Floresta Amazônica, mas não tem controle sobre sua procedência.

Segundo o Greenpeace, esta é uma forma de alertar os governantes da União Européia que, ao comprarem madeira do Brasil sem garantias de procedência, eles podem estar financiando a destruição da Amazônia. "A União Européia e o Brasil precisam agir agora para proteger a Amazônia e contribuir para o uso sustentável dos recursos da floresta. Uma nova legislação se faz necessária para regular os produtos de madeira que saem da região e tirar do mercado empresas madeireiras desonestas", afirma Sébastien Risso, da campanha de Política Florestal do Greenpeace Europa.

O órgão ambientalista quer que a Comissão Européia aprove em maio a proposta de reforma da legislação e que a França apóie o processo. O país é o principal consumidor de madeira da Amazônia, junto com Holanda, Espanha e Portugal, e assumirá a presidência da Comissão Européia a partir do segundo semestre de 2008.